Saude

Verão exige cuidados no consumo de alimentos fora de casa

Reg. 295-18 Dor de barriga. 2018/09/29 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O verão é a época em que aumenta a possibilidade dos alimentos se estragarem com mais facilidade. Por isso, a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa) recomenda aos consumidores paraibanos que redobrem os cuidados na hora de adquirir e consumir produtos alimentícios durante o verão.

A nutricionista, Patrícia Assunção, atenta sobre os problemas de saúde problemas de saúde ocasionados pela ingestão de alimentos vencidos ou estragados. “Daí a importância de o consumidor observar com maior atenção a procedência e os prazos de validade (no caso dos produtos comercializados em supermercados e similares), assim como a apresentação, aspecto, cheiro e condições de higiene dos alimentos servidos em bares, restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos afins”, explicou a nutricionista e gerente-técnica de Inspeção e Controle de Alimentos, Água para o Consumo Humano e Toxicologia da Agevisa/PB.

Conforme Patrícia Assunção, os cuidados com os alimentos comercializados e servidos para consumo humano no território paraibano fazem parte da rotina da Vigilância Sanitária Estadual, que atua com a participação direta dos municípios.

Operação fiscaliza condição de alimentos

A agência tem participado de ações relacionadas à Operação Verão promovida pela Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB) para coibir irregularidades em estabelecimentos comerciais do ramo de hotelaria, bares, restaurantes e similares na Região Metropolitana de João Pessoa. Já neste ano de 2020, foi deflagrada, no dia 3 de janeiro, uma fiscalização conjunta no Aeroporto Castro Pinto.

Contribuição popular

A população pode colaborar com a defesa da saúde. Através dos cuidados com os alimentos e bebidas que consome e de denúncias de irregularidades que porventura possa observar nos estabelecimentos que frequentar.

Nos casos de irregularidades sanitárias envolvendo os alimentos, as denúncias podem ser feitas junto à Ouvidoria da Agevisa por meio do site.

 

Portal Correio

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios