Paraíba

Velório do ex-governador Dorgival Terceiro Neto reúne políticos, intelectuais e admiradores

201304131232380000003074O velório do ex-governador e ex-prefeito de João Pessoa, Dorgival Terceiro Neto, reúne familiares, políticos, intelectuais, companheiros da Academia Paraibana de Letras (APL), além de admiradores, no salão nobre do Palácio da Redenção, neste sábado (13). O sepultamento acontece no domingo (14), no município de Taperoá, onde ele nasceu em 12 de setembro de 1932.

Estiveram presentes no local o ex-deputado federal Ivandro Cunha Lima e o deputado Ruy Carneiro (PSDB), entre outras autoridades políticas. “Dorgival Terceiro Neto é um grande nome da política paraibana, foi governador do Estado, prefeito da nossa Capital. Ele deixa uma lacuna muito grande na galeria dos grandes homens do nosso Estado”, comentou Ruy.

O presidente da Academia Paraibana de Letras (APL), Damião Ramos Cavalcanti, comentou que Dorgival Terceiro Neto “foi e sempre será um paraibano de destaque na vida social, política e cultural do nosso Estado”. “A convivência dos que fazem a Academia Paraibana de Letras fica subtraída da sua presença alegre, sincera e sobretudo inteligente. Todos estamos tristes”, declarou.

 

Sepultamento será neste domingo (14), em Taperóa (Crédito: Aguinaldo Mota)

Dorgival Terceiro Neto, de 80 anos, faleceu nesta sexta-feira (12), em João Pessoa. Ele estava internado no Hospital da Unimed há 30 dias. A causa da morte foram duas paradas cardiorrespiratória em decorrência de um acidente vascular cerebral (AVC).

O ex-governador deixa viúva Marlene Muniz Terceiro Neto, e os filhos Dorgival Terceiro Neto Júnior, Germana Terceiro Neto Parente Miranda e Adriana Terceiro Neto Bernardo de Albuquerque; oito netos e dois bisnetos.

Biografia

Filho de Melquíades Vilar e Eliza Vilar, Dorgival começou seus estudos na cidade de Patos, Sertão da Paraíba, no Ginásio Diocesano e, no ano de 1950, seguiu para a cidade de João Pessoa, onde concluiu seus estudos no Liceu Paraibano. Prestou vestibular para o curso de Direito, graduação que concluiu em 1957 pela Faculdade de Direito da Paraíba, hoje Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Sua carreira na política paraibana teve início no ano de 1971, quando foi nomeado pelo então governador Ernani Sátyro, prefeito da Capital. Em 1974, terminando seu mandato de prefeito, e foi eleito indiretamente vice-governador juntamente com o governador Ivan Bichara, assumindo o cargo de governador em 14 de agosto de 1978 a 15 de março de 1979, passando o cargo para Tarcísio Burity.

Após deixar o governo, Dorgival Terceiro Neto passou a trabalhar no jornal A União e tornou-se membro da Academia Paraibana de Letras. Assumiu a cadeira de número 07 na APL, em 17 de junho de 1999, tendo como patrono Arthur Achiles. Foi recepcionado pelo jornalista e acadêmico Luiz Gonzaga Rodrigues.

Da Redação
WSCOM Online

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios