Destaques

TRE-PB não atinge meta e voto biométrico pode ser suspenso

TRE-PB-300x225O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba vai estudar a possibilidade de não aplicar o voto biométrico nas eleições deste ano. O novo presidente do TRE-PB informou que vai reunir os membros da Corte para avaliar a situação do recadastramento biométrico em 19 municípios paraibanos.

A preocupação do desembagador Saulo Benevides é com o elevado número de eleitores que ainda não fizeram o recadastramento e que terão seus títulos cancelados. “Nós não temos a pretensão de cancelar um percentual elevado de eleitores. Eu acho que isso compromete um pouco o processo eleitoral”, afirmou.

Ele informou que será feita uma avaliação sobre a possibilidade de suspender o voto biométrico para as eleições de outubro, em virtude de não ter atingido a meta de 80% nos dois maiores colégios eleitorais do Estado. “Nós vamos avaliar se a biometria realmente vai valer já para as eleições deste ano. Não podemos cancelar um percentual de 20% dos eleitores como manda a Resolução do TSE”. Ele frisou que a decisão de suspender a biometria para as eleições de 2014 será tomada por toda a Corte. “Vai depender de uma decisão da Corte. Sempre há uma possibilidade de assim procedermos”, ressaltou.   Em João Pessoa, maior colégio eleitoral do Estado, 339.327 eleitores (70,80%) já revisaram os títulos no universo de 479.456 eleitores, enquanto 140.129 ainda não compareceram aos postos da Justiça Eleitoral para fazer a biometria.

Para a capital bater a meta de 80%, serão necessários mais 42 mil recadastramentos de eleitores. Em Campina Grande, segundo colégio, 200.114 (71,69%) eleitores já se recadastraram, no total de 279.142. A meta de 80% será atingida na Rainha da Borborema com mais 22 mil revisões de títulos.

O recadastramento biométrico será encerrado no dia 21 de março. Na Paraíba, o trabalho está sendo feito nas cidades de João Pessoa, Campina Grande, Mamanguape, Caiçara, Catingueira, Cuité de Mamanguape, Igaracy, Itapororoca, Lagoa Seca, Logradouro, Mataraca, Nova Olinda, Olho dÁgua, Serra da Raiz, Aguiar, Boa Vista, Capim, Emas e Massaranduba

Com Click PB

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios