
Destaques
Subseção da OAB quer acabar com filas de bancos e defende campus da UFPB para Guarabira
A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Guarabira vai “brigar” para fazer com que se cumpra a lei das filas de bancos na cidade. O anúncio foi feito pelo presidente da OAB/Guarabira, Teotônio Assunção, em entrevista ao programa Rádio Notícia da Constelação FM, nesta segunda-feira (18).
De acordo com Teotônio a lei, aprovada no ano 2000, vem sendo sistematicamente descumprida pelas instituições bancárias com atuação na cidade. “Vamos reunir no próximo dia 25 todos os gerentes dos bancos que possuem agência em Guarabira para fazer valer o que está previsto na lei. O cliente não pode esperar por mais de 20 minutos para ser atendidos em dias normais e 30 minutos em véspera de feriado ou depois de um feriado e em dias de pagamento de aposentados e funcionários estaduais ou municipais”, disse o presidente.
A orientação da OAB é que todo cliente pegue o ticket na hora da chegada ao banco e guarde também o comprovante do horário em que foi atendido para, eventualmente, acionar a Justiça em caso haver extrapolado o tempo previsto na legislação. Segundo Teotônio os bancos tem lucros estratosféricos anualmente e não podem alegar falta de dinheiro para contratar pessoal suficiente para atender aos clientes.
O presidente da OAB/Brejo revelou que vai fazer o lançamento no próximo dia 15 de março, de uma campanha em defesa da instalação de um campus da Universidade Federal da Paraíba, em Guarabira. “No dia da inauguração da reforma do prédio da Ordem, dia 15 de março, vamos fazer o lançamento de um abaixo assinado com objetivo de entregá-lo à reitora da UFPB, reivindicando a instalação de um campus da instituição em Guarabira. Sabemos que não é fácil, mas muita coisa nesse país já aconteceu fruto da iniciativa popular. Queremos colher pelo menos 30 mil assinaturas e para isso queremos contar com o apoio de todos”, falou Teotônio.
O advogado adiantou que vai se reunir com representantes de entidades representativas, clubes de serviços, igrejas e prefeitos da região para fazer uma grande campanha em defesa do campus da UFPB para Guarabira. “Onde houve a luta pelo interesse coletivo a OAB estará presente e entendemos que esse é um momento oportuno de unirmos as forças em prol da educação”, defendeu.
ESA
Uma nova conquista para estudiosos das ciências jurídicas é a chegada da Escola Superior da Advocacia (ESA). De acordo com o coordenador da ESA em Guarabira, advogado Manoel Alencar, a aula inaugural já tem data marcada para o próximo dia 7 de março, no auditório do Centro de Humanidades da UEPB.
Da Redação Com Portal 25horas