Destaques

Site da Espanha destaca repúdio de João Pessoa e Campina Grande ao jogador Neymar

20130510174055_03O portal MaisPB descobriu que o site esportivo espanhol “Marca.com” deu destaque aos títulos de “persona non grata” direcionados ao jogador Neymar pelas Câmaras de João Pessoa e Campina Grande, em resposta à forma preconceituosa com que usou o termo “Paraíba’ para agredir um jogador do Flamengo de Piauí.

Em um dos parágrafos da matéria do site, ele explica que a expressão “Paraíba” é usada no sudestedo país como uma forma do povo daquela região se referir ao brasileiros naturais da Região Nordeste, “a mais pobre do Brasil”, como destaca o site madrileno.

Abaixo, o print da notícia e, na sequência, sua tradução (livre)

Duas cidades brasileiras se manifestam contra Neymar

As autoridades das cidades de João Pessoa e Campina Grande, a maior do Estado da Paraíba, no nordeste do Brasil, aprovou manifestações contra o jogador de futebol Neymar por supostas palavras xenófobas, as quais nega ter dito.

A Câmara Municipal de João Pessoa, a Capital do Estado, julgou Neymar “persona non grata” e Campina Grande emitiu uma declaração de “divórcio”, como informou a imprensa local. 

A reação de ambas as cidades se deu porque Neymar teria chamado de “Paraíbas” jogadores de uma equipe rival, o Flamengo do Piauí, em uma partida da Copa do Brasil. 

O termo “paraíba” é usado no sudeste do Brasil como um apelido pejorativo para se referir aos habitantes do Nordeste, a mais pobre do país e também da Paraíba, abrangendo oito Estados, incluindo o Piauí. 

A acusação veio do jogador rival Bala, mas Neymar negou ter proferido tais declarações por meio de um comunicado publicado em seu site oficial.

MaisPB

Artigos relacionados

1 pensou em “Site da Espanha destaca repúdio de João Pessoa e Campina Grande ao jogador Neymar”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios