ParaíbaPrincipal

Sertão da PB pode sediar nova Zona Franca para livre comércio no país, assim como Manaus

PB poderá ter uma Zona Franca, como Manaus
PB poderá ter uma Zona Franca, como Manaus

O Sertão paraibano poderá ganhar uma área de livre comércio de importação e exportação. A Paraíba e mais três estados do Nordeste poderão receber uma nova área com incentivos fiscais especiais. Nesta quinta-feira (8), será instalada na Câmara Federal a comissão especial que analisará a criação da Zona Franca do Semiárido Nordestino, resultado da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 19/11.

De acordo com o projeto, a área para zona franca será sediada no município de Cajazeiras (PB), a 468 km de João Pessoa,  irá abranger também municípios dos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

A proposta será analisada quase meio século da implantação da Zona Franca de Manaus. Segundo a proposta, de autoria do deputado federal paraibano Wilson Filho (PTB), a nova zona franca será semelhante a de Manaus, com benefícios fiscais pelo prazo de 30 anos. Caberá ao Governo Federal demarcar a extensão da região, com um raio mínimo de 100 quilômetros, a partir de Cajazeiras.

Além de Cajazeiras as cidades de Patos (PB), Serra Talhada (PE), Juazeiro do Norte (CE) e Pau dos Ferros (RN) serão beneficiadas com a criação dessa área de livre comércio.

Conforme dados do Ministério da Integração, o semiárido tem uma área de mais de 981 mil quilômetros quadrados, abrangendo 1.134 municípios dos nove estados do Nordeste. No total, são mais de 22 milhões de habitantes.

Nesta quinta-feira (8) também serão escolhidos os presidente e vice-presidente da comissão especial.

 

Portal Correio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios