Destaques

Senado debaterá andamento das obras de transposição do São Francisco

20140504144621_03O andamento das obras de transposição do Rio São Francisco será tema de audiência pública na terça-feira (6) na comissão criada no Senado para acompanhar o projeto do governo federal.

Foram convidados para a audiência o ministro da Integração Nacional, Francisco José Teixeira; a secretária de Fiscalização de Obras do Tribunal de Contas da União (TCU), Juliana Pontes Monteiro de Carvalho; e o diretor de Auditoria da Controladoria Geral da União (CGU), Wagner Rosa da Silva.
O objetivo da comissão é acompanhar todos os atos, fatos relevantes, normas e procedimentos referentes ao projeto de Integração do Rio São Francisco com as bacias hidrográficas do Nordeste Setentrional.
Segundo o governo federal, 55,5% do total das obras já estão prontos. O compromisso é concluir até 2015 o projeto orçado em cerca de R$ 8 bilhões. São 477 quilômetros de canais (mais do que a distância entre Rio de Janeiro e São Paulo), formando os eixos Norte, que vai de Cabrobó (PE) a Cajazeiras (PB), e Leste, com início em Floresta (PE) e término em Monteiro (PB) que conduzirão a água ao semiárido nordestino.
O Ministério da Integração prevê a entrega de 100 quilômetros de canais em cada eixo em dezembro deste ano. As obras, iniciadas em 2007, incluem ainda a recuperação de 23 açudes, construção de 27 reservatórios, nove estações de bombeamento, 14 aquedutos e quatro túneis exclusivos para a passagem da água.
Na audiência pública deverão ser questionados o ritmo dos trabalhos para evitar novo atraso no cronograma. Previa-se anteriormente que a transposição do Rio São Francisco seria concluída em 2012.
A reunião começa às 9h, na Ala Alexandre Costa, sala 7.

 

Com Mais PB

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios