Municípios

Secretaria de Meio Ambiente promove o 1° Mutirão do Lixo Eletrônico em Solânea

A Secretaria de Meio Ambiente de Solânea, brejo paraibano, realizou um mutirão para recolhimento do lixo eletrônico (bateria de celular, pilha, TV) da cidade. O trabalho foi feito na quarta e quinta-feira e continuará até o sábado (16). Nesta quinta (14), o conjunto Ernestina Pinto e região foram beneficiados.

multirão-300x224

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Solânea, o secretário de Meio Ambiente, Sérgio Tomé, esteve com vários voluntários pelas ruas, recebendo de casa em casa os materiais doados. “Esses metais pesados que existem no lixo eletrônico são extremamente cancerígenos. Um  exemplo. Se um animal toma água contaminada por esses metais (chumbo, mercúrio) e nós comemos essa carne, temos uma grande chance de sofrermos de um câncer no futuro”, declara Tomé. Com apoio também da Rádio Correio da Serra FM, CCHSA (Campus III, UFPB – Bananeiras) e a ECOBRAS*, o projeto tem por objetivo conscientizar a população de não devolver para a natureza o que ela não criou.  Esse tipo de lixo além de contaminar águas, danifica o solo e ainda pode levar à morte. Por isso a importância de colocar o lixo no lugar certo. A empresa que receberá o material é a ECOBRAS, de Bayeux – PB. O lixo recolhido é levado para China e Itália, onde eles dão o rumo certo.

A Secretaria de Meio Ambiente de Solânea fica localizada no antigo prédio da prefeitura, ao lado da Praça 26 de Novembro. Para quem não teve tempo de procurar o lixo eletrônico, há um ponto de recolhimento no Campus III da UFPB, Bananeiras, na CCHSA. Mais informações sobre o projeto na Secretaria de Meio Ambiente.

Sobre a ECOBRAS*

A ECOBRAS foi criada para ajudar o nordeste brasileiro, retirando do meio ambiente todos os eletrônicos obsoletos na região.

Missão

Oferecer às Empresas, Órgãos Governamentais, Fabricantes, Lojistas e principalmente à População, um serviço totalmente confiável e transparente de coleta e destinação correta dos materiais coletados. Além de conscientizar a todos os envolvidos sobre a importância da reciclagem, seja de produtos mais simples até aqueles que, ainda por falta de conhecimento, não damos a devida atenção, como no caso do resíduo eletrônico.

Eduardo Araújo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios