DestaquesSaude

Saúde vai tratar e imunizar alunos contra Hanseníase e Geohelmentíase

saude-vai-tratar-e-imunizar-alunos-contra-hanseniase-e-geohelmentiase.jpg.280x200_q85_cropA Prefeitura Municipal de João Pessoa começou a imunizar as crianças de cinco a 14 anos da Rede Municipal de Ensino pela Campanha Nacional da Hanseníase e Geohelmentíase. A ação, realizada por meio das Secretarias de Saúde (SMS) e Educação (Sedec), tem como objetivo tratar verminoses, identificar e prevenir casos suspeitos das doenças.

Até o final da campanha, em outubro, deverão ser vacinados e tratados 14 mil alunos matriculados nas 33 escolas e oito Centros de Referencia em Educação Infantil (Creis) de João Pessoa.

As primeiras doses foram ministradas na manhã desta segunda-feira (04) na Escola Municipal Durmeval Trigueiro Mendes, localizada no bairro do Rangel, para as crianças das turmas iniciais. “Saúde e educação precisam andar sempre juntas. A campanha é um exemplo, não estamos apenas tratando, mas educando as crianças sobre os cuidados com a saúde” comentou a diretora da escola, Alba Rodrigues.

 

A ação começou no mês de maio com palestras educativas sobre as formas de contagio, sintomas, importância do tratamento e a cura. Nesta segunda, teve início o tratamento contra verminoses e a identificação das crianças com hanseníase, com o encaminhamento para o tratamento correto, feito pelas equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs).

 

De acordo com a coordenadora da Área Técnica da Tuberculose e Hanseníase, Eveline Vilar, é importante que os pais assinem o termo de consentimento e a ficha de autoimagem. “A partir desse preenchimento serão avaliados os casos suspeitos de hanseníase e o tratamento poderá ser iniciado”, ressaltou.

 

Geohelmintíases – Também conhecida por verminoses, constituem um grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e podem causar sérios problemas de saúde, como anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramentos intestinais e diarreias frequentes. A lombriga e o amarelão são os tipos mais conhecidos, caracterizadas como infecções no intestino provocadas por vermes ou parasitas.

 

Hanseníase – A hanseníase é causada por uma bactéria denominada Mycobacterium leprae e transmitida pelas vias respiratórias superiores, através da tosse e do espirro. Os principais sinais são caroços e placas em qualquer local do corpo, manchas brancas ou avermelhadas, geralmente com perda da sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, bem como áreas da pele aparentemente normais que têm alteração da sensibilidade e da sudorese.

 

Secom/JP

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios