Destaques

Romaria terá público maior que 500 mil fiéis, prevê organização

A expectativa dos organizadores da Romaria da Penha é que o evento ultrapasse o número de fiéis da última edição, quando cerca de 500 mil pessoas se reuniram na caminhada de fé pelo município de João Pessoa. Neste sábado (23), se espera um público ainda maior.

Reitor do Santuário da Penha, monsenhor Nereudo, notou que neste ano, nas celebrações que já aconteceram durante a semana, houve um aumento no envolvimento dos católicos em relação a 2018.

“Eu chamo atenção para perceber durante a semana a igreja lotada, tanta gente vindo, querendo louvar a Nossa Senhora. Amanhã teremos com certeza mais de 500 mil fiéis, refletindo sobre um tema tão importante: Senhora da Penha”, ressaltou, em contato com o Portal MaisPB.

A 256ª edição da Romaria da Penha, em João Pessoa, contará com a segurança de um efetivo de 827 policiais militares e 200 viaturas. Ao todo, mais de 1500 profissionais vão participar do evento. A informação é do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Euller Chaves.

De acordo com Euller Chaves, no planejamento, os policiais estarão distribuídos em oito setores no trajeto por onde passarão milhares de fiéis que sairão da igreja de Lurdes, no Centro, até o Santuário da Penha, no bairro de mesmo nome.

“Serão 17 pontos de observação, drones, plataformas, vídeomonitoramento, seja na base móvel de monitoramento, seja com parcerias com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa. Vamos buscar fazer, efetivamente, essa cobertura total com dinâmica”, disse.

Além do efetivo da PM, Euller calcula que, somado com outros órgãos de segurança, como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e Semob, o esquema de segurança pode chegar a 1500 homens.

Para que tudo saia bem no evento, Euller Chaves pediu à colaboração da população denunciando suspeitos.

“Precisamos e clamamos que os romeiros nos ajudem a policiar. Fazendo denúncias, observando com que as pessoas que estejam à margem da lei, ou sem situação de suspeita, já informe a qualquer agente de segurança. Então procure uma agente de segurança que, de imediato, se tome as providencias legais”, afirmou.

Euller Chaves recomendou ainda que as pessoas que forem ao evento evitem o consumo de bebida alcoólica.

“Não bebam e vão para o evento. Busquem outro caminho. Não bebam para dirigir porque os órgãos de trânsito estarão atentos e poderão ficar prejudicados”, finalizou.

Delegacia será aberta para atender casos da Romaria

A 9ª Delegacia Distrital, localizada na Avenida Josefa Taveira, no bairro de Mangabeira, será reaberta, nesse final de semana para atender as ocorrências referentes à Romaria de Nossa Senhora da Penha. A informação é do delegado-geral da Polícia Civil, Isaías Gualberto.

“No ponto de vista operacional nós estamos recebendo a 9ª DD para receber as  ocorrências advindas das ações da Polícia Militar”, afirmou.

Além dessa delegacia, Isaias Gualberto, outros setores da Polícia Civil estará mobilizada para atender as ocorrências.

“Toda a Polícia Civil estará mobilizada com plantão nas Central de Flagrantes. Duas equipes estão escaladas para também atender as demais ocorrências e todas as delegacias especializadas como as de Roubos e Furtos estarão de plantão junto com o Grupo de Operação Especiais (GOE) para atender qualquer eventualidade na festa”, destacou.

Assista:

Roberto Targino e Albemar Santos – MaisPB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios