Paraíba

Ricardo Marcelo vai ao TSE e diz temer que PB perca seis deputados estaduais e dois federais

Em Brasília, nesta terça-feira, 12, o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Ricardo Marcelo (PEN), manteve uma audiência estratégica com a ministra Nancy Andrighi, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na pauta com a ministra, Marcelo tratou de uma questão inquietante para a representação da Paraíba, em termos de Assembleia e Câmara dos Deputados: o risco do Estado perder cadeiras nas duas casas.

e66b3391-bc2a-42eb-a0d3-5498177aa16e_media_

O fato é que Nancy Andrighi é relatora do processo gerado por uma petição sobre o pedido de redução de vagas de deputados pelo Piauí. O requerente da petição é a Assembleia Legislativa do Amazonas, que alega ter direito a mais vagas do que as oito que dispõem no Congresso Nacional. Se conseguir elevar seu número de vagas na Câmara Federal, terá automaticamente a elevação do número de vagas da Assembleia estadual, como prevê a Constituição. O problema é que isso causará um efeito dominó, que afetará as representações dos outros estados.

– A Paraíba pode perder seis deputados estaduais e dois federais. São oito estados que podem perder representatividade – alertou Ricardo Marcelo através das redes sociais, pouco depois da audiência que manteve com a ministra no TSE, na companhia dos deputados federais Manoel Júnior (PMDB0, Benjamin Maranhão (PMDB), Leonardo Gadelha (PSC) e Damião Feliciano (PDT).

Ainda segundo o presidente da Assembleia da Paraíba, o povo passará a ter menos representantes e perderá recursos em emendas federais. “Temos que nos unir contra isso!”, conclamou Ricardo Marcelo.

Após Andrighi apresentar seu voto em plenário, o relatório será apreciado pelos outros ministros da Corte, composta em sua totalidade por sete membros.

Blog de Marcos Alfredo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios