DestaquesMunicípios

Reeducandos da cadeia de Solânea cultivam horta com ajuda da UFPB

O Governo do Estado tem investido em ações de reinserção social de reeducandos e a Secretaria da Administração Penitenciária através do secretário Sérgio Fonseca e sua equipe tem incentivado projetos e firmado parcerias que estão ampliando a oferta de oportunidades de trabalho a muitos reeducandos nas unidades da Grande João Pessoa e do interior do Estado.

No Sistema Penitenciário da Paraíba há experiências exitosas envolvendo reeducandos no cultivo de hortaliças, por exemplo. É o caso da horta cultivada na Cadeia Pública da Cidade de Solânea, na região do Brejo. De acordo com o diretor da unidade, André Miguel, o Projeto Hortaliças para a Liberdade que contribui com a ressocialização dos reeducandos começou em outubro de 2019. São utilizados 88 pneus velhos doados pelas borracharias. Os pneus foram pintados, colorindo ainda mais o ambiente. Os canteiros são feitos com tijolos.

A horta produz alface, coentro, tomate, couve, cebolinha, pimentão, pimenta, cebola e até morango. “Trabalhamos a questão da sustentabilidade com a preservação do meio ambiente uma vez que reaproveitamos pneus velhos que seriam descartados” explica o gestor da Cadeia Pública, André Miguel. O projeto tem a participação de quatro presos, dois alunos do curso de Agroecologia da Universidade Federal da Paraíba, Campus de Bananeiras, além um professor.

 

Secom-PB

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios