DestaquesMunicípiosPrincipal

Profissionais da Saúde de Solânea participaram de palestra sobre a Mucopolissacaridose

DSC09549Dezenas de agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos estiveram presentes na reunião da tarde desta quinta-feira (26), realizada no Cine Teatro. O encontro foi realizado pela Prefeitura Municipal de Solânea, através da Secretaria Municipal de Saúde, a fim de trazer aos profissionais da saúde que atuam na cidade informações sobre uma doença rara, (até então) desconhecida e que apresenta número significativo de casos na Paraíba: a mucopolissacaridose.

Sob os comandos da Gerente de Atenção Básica Alexandra Cunha, os presentes tiveram dicas de grande importância sobre origem, incidência de casos, características e consequências desta doença. Na Paraíba, já são aproximadamente 50 casos. A mucopolissacaridose é uma doença genética grave, pouco conhecida pelos profissionais da saúde, e isso acarreta em diagnósticos tardios que reduzem drasticamente a chance de combater os distúrbios causados por ela. Entre as características de quem é portador desta doença, destacam-se: baixa estatura, perda da audição, frouxidão nos ligamentos, malformações na coluna e problemas cardiovasculares.

Todos os envolvidos no encontro obtiveram dicas sobre diagnóstico e auxílio para tratamento. É preciso fazer registro do paciente com suspeita através de foto e encaminhar para um setor responsável em investigar casos da doença, para que sejam fornecidas as orientações para tratamento mais eficaz. A Secretaria Municipal de Saúde dispõe de material impresso que traz detalhes sobre a doença.

DSC09549DSC09556

Assessoria de Comunicação – P.M.S.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios