Paraíba

Professor publica livro de Física Moderna para o Ensino Médio na PB

professor-publica-livro-de-fisica-moderna-para-o-ensino-medio-na-pb.jpg.280x200_q85_cropO professor Gustavo Assad publicou nesta semana o livro “Física Moderna para o Ensino Médio”. Este livro traz para os jovens estudantes o entendimento de questões complexas da física moderna em linguagem extremamente didática e de fácil aprendizagem.

Utilizando a sua experiência de 18 anos de sala de aula, Gustavo Assad apresenta em seu livro as teorias de alta relevância como as de Max Planck, Albert Einstein e Niels Bohr com exercícios resolvidos, de maneira que alunos do ensino médio possam compreender o que hoje é denominado de física moderna. “Inclusive, a famosa teoria da relatividade especial de Einstein também é explicada no livro”, ressaltou o professor.

Gustavo Assad é filho do saudoso físico Mário Assad, notabilizado pela sua teoria dos “Universos eternos e pulsantes no espaço-tempo de Einstein-Cartan” e também por ser reconhecido como o fundador da Internet na Paraíba.

De acordo com o professor, a física moderna explica o funcionamento de painéis fotovoltaicos, o funcionamento de óculos de visão noturna, a fotoluminescência, sensores de presença, entre outras tecnologias da atualidade.

A obra é voltada para alunos de ensino médio que querem ter o primeiro contato com a física moderna. “Qualquer escola, pública ou privada, que queira oferecer para o seu aluno a disciplina de física moderna, tem um excelente compêndio de pesquisa, um material com mais de cem questões de vestibulares, gabaritado, e toda a teoria esmiuçada nesse projeto”, disse Assad.

De acordo com ele, a física moderna surgiu com o aparecimento de alguns fenômenos que não podiam ser explicados com a física clássica, isso por volta de 1905, que é considerado um ano muito importante para a física moderna, especialmente para Albert Einstein. Entre esses fenômenos, estão o efeito fotoelétrico, a radiação de corpo negro, o efeito compton, a explicação completa do átomo de Bohr.

Os direitos da obra estão cedidos ao Instituto Federal da Paraíba (IFPB). A aquisição ou parceria podem ser feitas por meio da instituição.

Sobre o autor: Gustavo Assad é formado em Física pela Universidade Federal da Paraíba e leciona há 18 anos em cursos do ensino médio e preparatórios para os principais vestibulares do país. Entre suas produções, é autor do artigo ‘Campo Elétrico “na superfície” de um condutor: uma questão a ser esclarecida’, publicado na Revista Brasileira de Ensino de Física. Atualmente, faz parte do corpo docente do IFPB e das principais escolas particulares do Estado.

 

Com Click PB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios