
Destaques
Presidente da Abrasel confirma cobrança de taxa da Fifa
“Não tem polêmica, é só o consumidor ou empresário acessar o site da FIFA e as regras estão bem claras”, afirmou na tarde desta quinta-feira (5) o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Marcos Mozzini.
No início da semana o ClickPB publicou uma matéria para alertar os proprietários de bares e restaurantes acerca das regras estabelecidas pela Fifa para a transmissão dos jogos da Copa do Mundo, e desde então é dos assuntos mais comentados na Capital.
Marcos Mozzini esclareceu que alguns estabelecimentos comerciais podem cobrar a taxa dos clientes para que acompanhem a transmissão, desde que tenham licença da Fifa. Mas acredita que a maioria dos comerciantes vai trabalhar sem cobrar taxa nem ingresso.
O presidente explicou que a FIFA tem o direito de cobrar a taxa devido ao direito de propriedade, mas afirmou que não serão todos os estabelecimentos que estão enquadrados na regra. Mozzini explicou que apenas os bares e restaurantes que quiserem fazer eventos vinculando o nome da Copa e da FIFA que precisam pagar. As regras são: ligar a TV 15 minutos antes e 15 minutos depois dos jogos. “Tem que aparecer os anunciantes da Copa”, ressaltou.
Veja a matéria que deu início as discursões
Os bares e restaurantes que quiserem exibir os jogos da Copa Mundo devem ficar atentos às regras estabelecidas pela Fifa. A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor vai reunir na próxima semana os proprietários de estabelecimentos comerciais para definir um Termo de Ajustamento de Conduta para a Copa.
De acordo com o secretário do Procon-JP, Helton Renê o órgão vai orientar os empresários de como devem proceder legalmente para transmitir as partidas. Ele já adiantou que em algumas situações por causa do cadastro do CNPJ, a empresa fica vetada de vender ingressos.
Já os empresários que pretenderem fazer um evento e cobrar entrada dos clientes, devem possuir uma licença e pagar uma taxa para a Fifa (o valor vai de R$ 2 a R$ 28 mil, a depender da estimativa do público).
Conforme o regulamento da Fifa, todo estabelecimento deve pedir autorização para transmitir uma partida, e a Fifa considera todo espaço como área comercial, desde os menores bares até os grandes shoppings. Só as residências que não precisam de autorização.
Com Click PB