Paraíba

Prefeitura de JP expõe ações e leva serviços para a Feira Brasil Mostra Brasil

prefeitura-de-jp-expoe-acoes-e-leva-servicos-para-a-feira-brasil-mostra-brasil.jpg.280x200_q85_cropA Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP estará presente levando ações e serviços, a partir desta sexta-feira (5) na 19ª edição da Multifeira Brasil Mostra Brasil, que será realizada até 14 de julho no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, localizado na PB 008 – Pólo Turístico Cabo Branco.

Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) participa da exposição com o objetivo de demonstrar aos visitantes a importância da sustentabilidade através do reaproveitamento dos resíduos sólidos descartados como lixo pela sociedade. Todos os materiais que compõem a estrutura do estande foram produzidos a partir de materiais reciclados por artesãos e artistas da Oficina de Artes da Emlur.

Pela primeira vez, em 19 anos que a multifeira é realizada em João Pessoa, o evento contará com coletores seletivos para promover o descarte dos resíduos produzidos pelos visitantes. A iniciativa foi possível graças a uma parceria entre o superintendente da Emlur, Anselmo Castilho, e o presidente da Brasil Mostra Brasil, Wilson Martinez.

“Além dos 40 coletores para o descarte do lixo comum, que estaremos disponibilizando durante a realização da feira, este ano estaremos estimulando a coleta seletiva na Brasil Mostra Brasil”, informou Anselmo Castilho, referindo-se aos cinco conjuntos de coletores seletivos especiais que serão distribuídos pela área do evento.

Uma equipe de educadores ambientais estará no estande, interagindo com os visitantes sobre a importância da preservação do meio ambiente, através do descarte correto do lixo, bem como, explicando os projetos da Emlur, voltados para o desenvolvimento da educação ambiental em João Pessoa, como o Programa ‘Limpinho 3R’, o aplicativo ‘Olha isso, Limpinho’, ‘Cocôletor’ e o projeto ‘Emlur no Meu Bairro’, além do Calendário da Coleta Domiciliar.

Apresentação – Os grupos musicais ‘Baticumlata’ e Coral ‘Vozes da Emlur’ e o de teatro ‘Agentes da Alegria’ também estarão participando da 19ª Multifeira Brasil Mostra Brasil, com apresentações programadas para os dias 9, 11 e 13 de julho, das 16 às 17h.

Produção e Renda – Já a Secretaria do Trabalho, Produção e Renda da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) dará oportunidades a microempresários e artesãos de realizarem negócios no evento.

“É muito importante que os microempreendedores da nossa cidade tenham mais esta oportunidade para ganhar experiência nos negócios e no trato com os clientes. O Empreender-JP vai participar desta ação para ampliar as possibilidades de seus usuários e também como forma de valorização dos eventos que chegam até a cidade”, afirmou o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo.

Quem já foi beneficiado com empréstimos no programa de microcrédito, pode procurar a secretaria para poder expor seus produtos e serviços. Também estarão presentes no estande do Empreender-JP as artesãs do grupo Mulheres Empreendedoras em Movimento, da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres, e 40 grupos de artesãos atendidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A maioria deles já contraiu empréstimos pelo Empreender-JP.

Ao longo dos oito anos de atuação, o Empreender-JP já contribuiu para o surgimento de aproximadamente oito mil micronegócios, conforme estimativa do secretário da pasta, Raimundo Nunes. “Eles estão em diferentes fases de desenvolvimento e realizam atividades diversas, desde o artesanato à produção de festas infantis ou produção de alimentos, por exemplo”, disse ele.

De acordo com a coordenadora de eventos da secretaria do Trabalho, Patrícia de Azevedo, haverá um revezamento entre os empreendedores expositores na Brasil Mostra Brasil, para atender o maior número de pessoas possível.

Mulheres – Conforme a coordenadora de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para Mulheres, Regina Bonfá, as Mulheres Empreendedoras em Movimento vão comercializar artesanato em renda renascença, bonecas de tecido, bijuterias e biojoia (artigos feitos com pedras e sementes), além de artigos de cama, mesa e banho.

“Para algumas dessas mulheres, o artesanato é sua única fonte de renda, então é muito importante que elas possam vender seus produtos neste evento que é tão visitado. Além disso, há um espaço grande no estande para comportar muitas pessoas”, afirmou Regina Bonfá. A Secretaria das Mulheres apoia 40 grupos de artesãs e 10 profissionais individuais.

Já a Diretoria de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional (Dessan) da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vai enviar 40 grupos de artesãos para a Brasil Mostra Brasil. A diretora Lúcia Silva disse que a produção é de confecções, vestuários, bijuterias e artesanatos diversos.

Procon-JP –  No stand do Procon-JP haverá uma equipe para informar os direitos do cidadão, levando à população os esclarecimentos sobre o Código de Defesa do Consumidor.

Três setores do órgão municipal vão participar da multifeira com cerca de 40 servidores das áreas da Consultoria Jurídica, Serviço de Atendimento ao Consumidor e Fiscalização, se revezando durante todos os dias do evento.

Também será distribuído um panfleto informativo sobre o Programa Superendividado, criado recentemente pela Prefeitura de João Pessoa e executado pelo Procon-JP, dirigido a pessoas que se encontram ‘sufocadas’ por obrigações e dívidas acima de sua capacidade de pagamento.

O Superendividado está atendendo na sede do Procon-JP, na avenida Pedro I, 331, telefone 3214-3042, e os interessados devem se apresentar na sede do órgão com a documentação necessária (originais e cópias) que caracterize a condição de superendividado.

Click PB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios