
Municípios
Prefeitura de Guarabira divulga cronograma do Orçamento Participativo Popular
A Prefeitura Municipal de Guarabira, através da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral divulgou o cronograma do Orçamento Participativo Popular – OPP, com plenárias que serão realizadas nas zonas urbana e rural do município, que tem início no dia 12 de abril, na Escola Ascedino Toscano, no bairro do Nordeste e término no dia 28 de maio, no auditório do Colégio da Luz, no Centro. No dia 6 de junho haverá uma Plenária Geral, com a presença das entidades da Sociedade Civil, Secretários e dos delegados eleitos nas Plenárias.
Sendo mais um projeto de campanha do prefeito Zenóbio Toscano, o OPP (Orçamento Popular Participativo) é por excelência um instrumento adotado a fim de estabelecer um canal de participação direta entre os (as) cidadãos (ãs) e a gestão pública municipal, dando transparência ao processo de elaboração do orçamento publico, envolvendo a sociedade, as instituições governamentais e não governamentais, Movimentos sociais, organizações comunitárias e toda sociedade civil Guarabirense, para que possam avançar numa perspectiva de desenvolvimento econômico, social e cultural no campo e na cidade, no qual a população de forma direta decide a aplicação do dinheiro público em obras e serviços como -Educação, Saúde, Assistência Social, Infraestrutura entre outros- que serão realizados pela administração municipal.
Objetivo Geral:
• Utilizar o OPP (Orçamento Popular Participativo) como mecanismo de participação democrática na administração pública de Guarabira, incorporando novos atores da sociedade aos processos decisórios das políticas públicas para o município, definindo coletivamente prioridades a serem assumidas pelo poder público local a fim de garantir melhores condições de vida para todos e todas.
• Metodologia (passo a Passo)
1. Dividir o município em 16 (Dezesseis) áreas geográficas, para facilitar o processo de articulação, além de agrupar as áreas com as mesmas necessidades e carências da população local;
2. Realizar plenárias regionais para discutir com a população prioridades de obras e serviços a ser executados pela administração pública, além de eleger os/as conselheiros/as do OPP, o qual representará sua área geográfica;
3. Realizar plenária final com os conselheiros/as, sociedade civil e secretários a fim de identificar as prioridades vindas de cada plenária com o objetivo de incorpora-las nas Leis Orçamentárias, Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e Plano Plurianual (PPA).
4. Realizar seminários temáticos sobre as principais prioridades apontadas pelos/as participantes do OPP de Guarabira.
5. Avaliação e planejamento do OPP na busca de aprimoramento do instrumento junto aos vários atores que participaram das etapas do OPP.
Serão 17 Plenárias, confira o cronograma.
(1º) Dia 12/04 às 19h
Local: Auditório da Escola Municipal Ascendino Toscano Rua Delfino Cosmo s/n Nordeste I
|
(2º) Dia16 /04 às 19h
Local: Associação Menores com Cristo – AMECC. Sítio Padre Ibiapina s/n Bairro do Juá.
|
(3º) Dia 17/04 às 14h
Local: Ginásio de Contendas. Sitio Contendas.
|
(4º) Dia 19/04 às 19h
Local: SIEC – Ginásio do antigo Colégio Executivo, Bairro Novo.
|
(5º) Dia 26/04 às 19h
Local: SESC Rua Coronel José Mauricio da Costa, S/N Bairro Assis Chateaubriand.
|
(6º) Dia 23/04 às 19h
Local: ASSESP. Bairro: Conjunto Clóvis Bezerra.
|
(7º) Dia 30/04 às 19h
Local: Ginásio do Colégio Estadual. Bairro Primavera.
|
(8º) Dia 24/04 às 14h
Local: Igreja da Encruzilhada.
|
(9º) Dia 03/05 às 19h
Local: Escola Municipal Maria de Lourdes S. Amorim. Rua Ernani Pedrosa Miranda, S/N – Mutirão.
|
(10º) Dia 07/05 às 19h
Local: Auditório da Escola Municipal Edvardo Toscano. Rua Desembargador Pedro Bandeira s/n, Bairro do Rosário.
|
(11º) Dia 09/05 às 14h
Local: Ginásio do Pirpiri.
|
(12º) Dia 14/05 às 19h
Local: Auditório da Escola Paulo Brandão Bairro: Rua Antonieta Montenegro Mendes , 188- Bairro da Santa Terezinha.
|
(13º) Dia 15/05 às 14h
Local: Auditório da Escola Municipal Alcides Manoel da Silva Sitio Maciel s/n.
|
(14º) Dia 17/05 às 14h
Local: Auditório da Escola Municipal Joventina Maria de Pontes. Sitio Tananduba s/n.
|
(15º) Dia 21/05 às 19h
Local: Auditório do CRAS Rua João Alves de Oliveira, Bairro do Cordeiro.
|
(16º) Dia 24/05 às 19h
Local: Escola Municipal João Fernandes da Cunha. Vila Padre Cícero.
|
(17º) Dia 28/05 às 19h
Local: Auditório do Centro Educacional Nossa Senhora da Luz. Rua Dr. Sales, Centro.
|
Dia 06/06, 8h às 17h
Local: à definir
Plenária Geral Entidades da Sociedade Civil Delegados Eleitos nas Plenárias Secretários |
*Da Codecom/Seplan