Destaques

Pelo menos duas cidades da Paraíba estão vacinando toda a população 18+ contra Covid-19

Municípios, que juntos não possuem mais que 16 mil habitantes, segundo o IBGE, estão bem adiantados na vacinação

As cidades de Marcação e Baía da Traição, no Litoral Norte da Paraíba, já estão vacinando a população acima de 18 anos contra a Covid-19. Os dois municípios, juntos, possuem pouco mais de 16 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário de Saúde de Baía da Traição, Aluízio Lorena, afirmou que o fato do município contar com aldeias indígenas, público considerado prioritário pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), ajudou a adiantar bastante a vacinação no município.

“Depois dos grupos prioritários, começamos a vacinar dos 55 aos 59 anos, depois baixamos para 50, 40. Ainda temos um público acima de 18 anos estimado em 1.700 pessoas para vacinar. Até agora, conseguimos vacinar 75% da população adulta com a primeira dose”, afirmou o gestor.

O município programou para esta sexta-feira (11) a imunização para quem tem 18 anos ou mais na Escola Sagrado Coração, no bairro São Francisco, das 9h às 16h. A campanha segue imunizando a mesma faixa etária nos dias seguintes, nas quatro unidades básicas de saúde da cidade.

Já em Marcação, a vacinação do público de 18 a 29 anos começou nesta quinta-feira (10), na Unidade Básica de Saúde Maria Auxiliadora. No sábado (4) e domingo (5), o município realizou a imunização de toda a população acima dos 30 anos, além de profissionais da educação e garis.

Na Capital

Em João Pessoa, foram abertos 13 postos de imunização nesta quinta-feira (10) para a população em geral a partir dos 50 anos e adultos com alguma das comorbidades descritas no Plano Nacional de Imunização, além dos grupos prioritários já atendidos na campanha de vacinação, como idosos e trabalhadores da saúde e educação.

Gestantes e puérperas nos grupos de vacinação

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) incluiu gestantes e puérperas acima de 18 anos e sem comorbidade nos grupos de vacinação contra Covid-19.

De acordo com o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, esta vacinação será condicionada à prescrição médica após avaliação individualizada de risco/benefício, com vacinas que não contenham vetor viral, ou seja, Sinovac/Butantan ou Pfizer/Wyeth. As doses para esse público serão disponibilizadas dentro do grupo de população geral por faixa etária.

Mais 66 mil doses a caminho

A Paraíba recebe, entre estas quinta (10) e sexta-feira (10), mais 66 mil doses da vacina da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz. Segundo o Ministério da Saúde, todos os estados e o Distrito Federal receberão novas remessas do imunizante em menos de 24 horas.

As novas doses serão destinadas às pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, trabalhadores da educação do ensino básico, forças de segurança, salvamento e Forças Armadas, povos ribeirinhos e trabalhadores do transporte aéreo.

Desde o início da campanha de imunização, a Paraíba já recebeu 1,9 milhão de doses de imunizantes e mais de 1,3 milhão já foram aplicadas.

 

 

Portal Correio

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios