MunicípiosPrincipal

Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Araruna celebra 160 anos na Paraíba

igreja_ararunaA Diocese de Guarabira, no Estado da Paraíba, está em festa pelos 160 anos da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Araruna. A festa pela erecção canônica tem início neste domingo (20) com celebração Eucarística presidida por Dom Francisco de Assis Lucena, bispo de Guarabira, às 19h30.

Em preparação para o momento solene, a imagem da padroeira realiza peregrinação pelas comunidades. Uma carreata acompanhou a imagem até a Capela dos Remédios no dia 5 de julho, e devotos de Mata Velha a acolheram no último sábado (12).

Diversos grupos formados por pastorais e equipes missionárias visitam os bairros, diariamente, em preparação para a Semana Eucarística que ocorrerá até 27 de julho, quando toda a paróquia irá festejar o dia da padroeira. “É um momento de muita ansiedade e alegria para nós cristãos. Tem sido um momento bonito para quem visita e também para quem recebe a missão”, destacou o seminarista Kléber Rodrigues, um dos organizadores.

Bispos e sacerdotes que fazem parte da história da paróquia também estarão presentes na semana de festejos. Atualmente, o pároco é Padre João Batista da Silva Firmo.

Antiga igreja matriz

Atinga igreja matriz de Araruna (Foto de: Reprodução)

Matriz da Padroeira – A construção da Matriz de Araruna iniciou em 1876, com o comando do Padre Rocha e de Frei Herculano, com ajuda da comunidade, conseguindo erguer esta magnifica obra da construção civil, porém sem que se cobrisse a edificação, ficando portanto inacabada.

No ano de 1900, na virada do século, o Padre Joel Esdras Lins Fialhocontinuou a peleja desta construção, de onde contratou no brejo paraibano o mestre César (portas e esquadrias) e o mestre Garcia (altar-mór e alvenaria), que ficaram responsáveis pelo término da obra, que só viria se concretizar em 1907, com o Padre Francisco Targino no comando da Paróquia, concluindo a fachada e os acabamentos internos.

Foto de: Janaína Vieira/ Pascom Araruna

Paroquia Araruna carreata

Carreata conduziu a imagem da padroeira até a Capela dos Remédios no dia 5 de julho.

Fonte: Wellington Rafael / Paróquia de Araruna

Com Araruna Online

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios