Principal

Papa Bento XVI vai renunciar ao pontificado em 28 de fevereiro

papaO papa Bento 16 anunciou nesta segunda-feira (11) oficialmente que renunciará ao Pontificado. É a primeira vez que um papa renuncia ao cargo desde a Idade Média.

Segundo informações da agência Reuters, o sumo pontífice deixará o cargo no dia 28 de fevereiro, após quase oito anos à frente da igreja católica. Com isso, o cargo ficará vago até a escolha de um sucessor.

Bento 16 teria dito que já não possui mais forças para continuar a exercer suas responsabilidades e que sabe da “seriedado do ato” de renunciar. O pontífice completa 86 anos em abril deste ano.

A CNBB recebeu a informação com surpresa. Segundo a assessoria de imprensa da entidade católica, ainda não há uma orientação de como será tratada a renúncia. No entanto, a conferência promete divulgar ainda na manhã desta segunda-feira uma nota oficial sobre a decisão do Pontífice.

Segundo informações do jornal espanhol El País, um dos grandes favoritos para suceder Bento 16 é o italiano Angelo Scola, arcebispo de Milão, ex-patriarca de Veneza e membro do movimento ultracatólico Comunhão e Liberação.

Histórico

O Cardeal Joseph Ratzinger, de origem alemã, foi nomeado o sucessor do polonês Karol Wojtyła, o Papa João Paulo 2º, em abril de 2005. Ele foi eleito como o 265º papa da igreja católica.

Ele é o quarto Papa a renunciar ao cargo. Antes dele, o Papa Ponticiano deixou a liderança da Igreja Católica no ano de 235. Depois vieram Celestino V, em 1294; Gregório XII, em 1415. Com a renúncia de Gregório XII foi possível acabar com o chamado Cisma do Ocidente, quando a Igreja chegou a ter um papa legítimo (Gregório XII) e dois antipapas, um em Avignon na França e outro em Pisa.

R7 e o Globo

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios