Municípios

Palestra e exposição fotográfica integram programação, do Caminhos do Frio, desta terça-feira, em Bananeiras

A abertura da Rota Cultural Caminhos do Frio 2013 aconteceu na segunda-feira (22) na cidade de Bananeiras, no Brejo paraibano. Nesta terça-feira (23) a programação conta com a exposição fotográfica “Por onde andei em Bananeiras” e a ainda a palestra “Bananeiras, Turismo e Cultura” com o turismólogo Manuel Netto.

Manuel Netto
Manuel Netto

Segundo Manuel, uma das principais características de Bananeiras é a condição climática. “Apesar de fazer parte da região Nordeste, Bananeiras está a 550m acima do nível do mar e isso faz com que a cidade tenha um clima europeu. Que varia entre 17ºC e 18ºC, atingindo, em algumas ocasiões, 12ºC. A hospitalidade dos bananeirenses também é uma característica à parte”, disse.

A exposição acontece até o próximo dia 26 no Espaço Cultural Oscar de Castro. As imagens que compõem a exposição são de fotógrafos amadores e profissionais que participaram do concurso “Descobrindo Cores”, no ano passado.

Já a palestra “Bananeiras, Cultura e Turismo” acontecerá em dois períodos, manhã e tarde. Às 9h, a palestra será no Colégio Municipal Emília Neves. Às 15h, o encontro acontece na Escola Estadual Xavier Júnior. De acordo com o palestrante Manuel Netto, o encontro tem como público alvo os estudantes do 5º ao 9º ano.

O turismólogo e assessor da Secretaria de Cultura e Turismo de Bananeiras, Manuel Netto, vai esclarecer para os estudantes questões sobre o turismo e a cultura. “Vamos abordar o significado da cultura e também da atividade turística. A importância do turismo como ferramenta para valorizar a cultura local também será debatida”, explicou Manuel Netto.

Após a parte teórica, os alunos seguem para a parte prática que acontecerá na quarta-feira (24). Trinta estudantes da rede pública de ensino, que tiraram boas notas, foram selecionados para participar de um city tour por Bananeiras e em seguida de uma clínica de golf. “Eles vão conhecer mais sobre a história da cidade com as explicações que darei sobre alguns pontos turísticos de Bananeiras como, por exemplo, a igreja matriz, a antiga estação de trem, o túnel da viração (túnel que integrava o percurso do trem), o museu Simeão Cananéa e o campus III da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O passeio termina com a prática de golf no Águas da Serra Golf Club com o instrutor Renato Lopes”, disse Manuel Netto.

Da Assessoria

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar