Destaques

Operadoras de telefonia celular são campeãs em reclamação no Procon

3As operadoras de telefonia celular (Oi imóvel, TIM celular e OI móvel) foram as campeãs em reclamação no Procon da Paraíba no ano passado.

Já entre as empresas que mais atenderam as demandas apresentadas pelos consumidores nas audiências estão a Cagepa, seguida da Energisa e da Samsung.

De acordo com dados divulgados pelo secretário executivo  do Procon-PB, Marcos Santos, em 2013, o órgão registrou 3.672 reclamações fundamentadas, que correspondem aos procedimentos administrativos relacionados a infrações ao Código de Defesa do Consumidor com audiências já finalizadas.

Desse total de audiências realizadas, 95,26% terminaram com as demandas dos consumidores atendidas pelas empresas. Ao todo, foram registradas 3.498 reclamações fundamentadas atendidas e 174 não atendidas.

Marcos Santos comentou que os resultados superam os índices registrados em 2012. “Este resultado é muito positivo, pois mostra um grande crescimento no índice de resolutividade nas audiências. Em 2012, as demandas atendidas chegavam a 61,62%. No ano passado, atingimos o excelente índice de 95,2%”, ressaltou Marcos Santos.

Os dados integram o Cadastro de Reclamações Fundamentadas 2013, e foram divulgados como parte da programação do Dia Internacional do Consumidor.

Além de elencar as empresas mais reclamadas e os dados sobre as reclamações atendidas e não atendidas pelos fornecedores, o cadastro serve de fonte de informações aos consumidores, as informações do Cadastro de Reclamações Fundamentadas também são um subsídio para os órgãos de defesa do consumidor no trabalho de fiscalização às empresas.

A divulgação é determinada pelo artigo 44 do Código de Defesa do Consumidor. Depois da divulgação, o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), órgão do Ministério da Justiça, inicia a fase de compilação dos dados estaduais e deve, em maio, lançar o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas.

TOTAL DE ATENDIMENTOS

 Ao longo de 2013, foram registrados 15.994 atendimentos no Procon-PB, mas somente uma parcela é tratada por meio de processos administrativos (Reclamações), que dão origem às audiências, já que o Procon utiliza-se preponderantemente de formas de atendimento mais céleres para resolução dos problemas enfrentados pelos consumidores.

Com Click PB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios