Destaques

OAB vai visitar presídios da PB para investigar desrespeito aos Direitos Humanos

superlotacao-oab-vai-intervir-e-fiscalizar-presidios-do-estado.jpg.280x200_q85_cropA Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) vai se reunir na tarde desta quarta-feira (15), para definir uma comissão que terá a responsabilidade de visitar os presídios da Paraíba. As visitas começam ainda na próxima semana, e tem o objetivo de analisar irregularidades no sistema penitenciário do Estado.

De acordo com o presidente da OAB-PB, Odon Bezerra, o sistema carcerário enfrenta o problema de superlotação. Em virtude dos acontecimentos no Estado do Maranhão, a Ordem dos Advogados do Brasil, se reuniu e decidiu fazer o monitoramento dos presídios em todo o país, cada seccional com sua região.

A comissão será composta de advogados e militantes da justiça criminal. Segundo Odon, ainda na próxima semana a equipe vai percorrer todos os presídios do Estado.

Outro Lado

O gerente executivo do Sistema Penitenciário da Paraíba (Seap), o tenente-coronel Arnaldo Sobrinho reconheceu a superlotação dos presídios da Paraíba, mas explicou que o sistema vive um processo positivo de transformação.

Segundo ele, no início do ano o secretário da Administração Penitenciária, Walber Virgolino, definiu três eixos de mudanças para o sistema penitenciário. O primeiro é a construção de dois grandes presídios na região metropolitana de João Pessoa e também a reforma de presídios como o do Serrotão em Campina Grande o de Monteiro, dentre outras unidades prisionais.

Também neste ano será implantado o projeto de tornozeleiras eletrônicas, que já foi aprovado em Brasília e vai viabilizar, de acordo com o tenente-coronel Arnaldo, mais vagas nos presídios.

Em 2013, o mutirão de soltura fechou o ano com mais de 4 mil alvarás. E o gerente executivo do Sistema Penitenciário diz que neste ano o objetivo é que esse número tenha um acréscimo. E consequentemente, com essas ações os presídios venham a desafogar.

Dayana Lucas

Click PB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios