Destaques

O inverno chegou! Aprenda como evitar alergias e rinites comuns da estação

alergias-inverno-rinite-alergica-alergia-650x350Nas estações frias, muita gente sofre com as gripes e resfriados, mas além da preocupação com as enfermidades típicas da estação, é importante estar atento ao aparecimento das alergias. Segundo a World Allergy Organization, as doenças alérgicas afetam de 30 a 40% da população mundial e que asalergias comuns, como rinite e urticária, atingem mais de 10% das crianças e mais de 20% dos adolescentes em todo o mundo.  Com as temperaturas baixas, é comum manter as janelas fechadas, o que facilita a proliferação do mofo e o aumento da população de ácaros dos cômodos. Os dias secos representam um aumento no índice de poluição e, por consequência, das irritações no nariz.

Leia também
Cuidados com a pele no inverno
Inspire-se nos looks de Kate Middleton para as estações frias
Inverno dá fome! Saiba como fugir dos exageros

Sintomas de gripe, resfriado e rinite

Os sintomas de gripes e resfriados são muitas vezes confundidos com os da alergia. Quem sofre derinite alérgica, por exemplo, apresenta espirros, coriza, coceira no nariz e nos olhos, olhos vermelhos e nariz entupido, mas não sofre de febre e não sente dores no corpo.

Blusas de lã que ficaram muito tempo no armário devem ser lavadas antes do uso Crédito: Shutterstock

Blusas de lã que ficaram muito tempo no armário devem ser lavadas antes do uso
Crédito: Shutterstock

Rinite alérgica: como evitar?

Para evitar ataques de alergias, como os da rinite alérgica, é importante tomar alguns cuidados simples. “Casacos e blusas de lã, companheiros nessa luta contra o frio, devem ser lavados antes de serem usados, pois por estar há tempos no armário, acumularam fungos e ácaros”, explica Ana Paula Moschione Castro, diretora  da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia (ASBAI). Além disso, é importante manter as janelas abertas em algum momento do dia para facilitar a circulação do ar. Em dias secos, a dica é tomar muita água e higienizar o nariz com soro fisiológico.

Com Bolsa  de Mulher

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios