Educação

Nova Zelândia quer plebiscito para mudar a bandeira do país

A "Silver Fern", um dos símbolos extra-oficiais da Nova Zelândia, pode se tornar a nova bandeira do país (Foto: Wikipédia)
A “Silver Fern”, um dos símbolos extra-oficiais da Nova Zelândia, pode se tornar a nova bandeira do país (Foto: Wikipédia)

O primeiro-ministro da Nova Zelândia, John Key, reacendeu um velho debate no país no final do mês passado. Ao conversar com jornalistas, Key defendeu fazer um plebiscito para mudar a bandeira da Nova Zelândia.

“Pessoalmente, acho que deveríamos usar uma bandeira com a Silver Fern”, disse. A Silver Fern é uma folha prateada de uma espécie de planta comum na ilha, parecida com a samambaia. Ela se tornou um símbolo extraoficial do país e é usada no uniforme dos All Blacks, a seleção de rúgbi neozelandesa, uma das equipes mais fortes da modalidade.

Segundo a imprensa local, pelo menos metade da população concorda em mudar a bandeira. É fácil entender o porquê. Assim como a Austrália, a Nova Zelândia manteve os símbolos nacionais dos tempos de colônia britânica. Se já é difícil distinguir as bandeiras dos dois países, elas praticamente somem no meio de quase 30 ilhas, Estados, territórios e países com bandeiras semelhantes, todas ex-colônias do Império Britânico.

Você consegue identificar as bandeiras atuais de Austrália e Nova Zelândia? Teste seus conhecimentos no jogo abaixo.

Época 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios