Destaques

Nova instalação de captação de água restabelece fornecimento em Solânea e Bananeiras

Uma nova instalação de captação flutuante na barragem Canafístula II, no Brejo da Paraíba, restabeleceu o fornecimento de água para as cidades de Solânea e Bananeiras. O sistema permite que a Cagepa retire água do manancial na superfície e distribua para a população.

O Canafístula II está com apenas 9,5% do seu volume total, devido à estiagem, segundo dados da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa). Segundo a Cagepa, o volume reduzido estava dificultando o processo de tratamento da água, que estava sendo captada da descarga de fundo.

Com a captação de superfície, o tratamento para deixar a água dentro dos padrões de potabilidade para ser distribuída para a população fica mais eficiente. O sistema conta com conjuntos motor-bomba e dois grupos de geradores de energia elétrica.

O sistema entrou em operação neste sábado (15), assegurando a permanência do regime de racionamento que já vinha sendo praticado nos municípios de Bananeiras e Solânea.

Desde o dia 10 de fevereiro, Solânea, Bananeiras, Araruna, Cacimba de Dentro, Dona Inês, Riachão, Damião e Tacima estavam sem água. Araruna e Cacimba de Dentro também serão abastecidas por esta nova instalação, a partir de quinta-feira, mas em esquema de racionamento, recebendo água por três dias a cada 15 dias.

Já as cidades de Dona Inês, Damião, Riachão e Tacima serão abastecidas por carros-pipa, devido o colapso na barragem de Jandaia, também na região do Brejo paraibano.

Foto: Cagepa/Divulgação

G1

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios