DestaquesMunicípios

Municípios de Araruna e Alagoa Nova terão postos do INSS

inssO superintendente do INSS no Nordeste, Marcos de Brito, conheceu, na semana passada, os locais onde serão instalados sedes para atendimento ao público em Alagoa Nova e Araruna. As cidades, ambas situadas no Agreste da Paraíba, foram escolhidas numa lista com 20 candidatas para contarem com o serviço. As instalações são cedidas pelas prefeituras e o INSS vai enviar servidores duas vezes por semana a esses municípios. A data de início das atividades não foi divulgada.
A visita começou pela cidade de Alagoa Nova, a 148 km de João Pessoa. Com uma demanda previdenciária predominante rural, os moradores, quando precisam dos serviços, tem se deslocado para agências do INSS de Esperança e Campina Grande. Essa situação vem de muito tempo, mas a partir de um protocolo de intenções assinado pelo presidente do Instituto, Leonardo Gadelha, com a prefeitura, essa realidade mudará. Não haverá mais deslocamento, exceto nos casos em que haja necessidade de perícia médica.
Pelo protocolo, o INSS vai dar atendimento semanal e ocupará uma sala da Casa Cidadã (a ser inaugurada). O prédio foi reformado e está pronto para receber os servidores com mobiliário e internet.
Em Araruna, distante 165 km da Capital, o atendimento seguirá os mesmos moldes, com a oferta de serviços como aposentadorias e pensões, benefícios assistenciais, orientação e informações, consulta de situação do benefício, extrato de contribuições, dentre outros. No Centro Histórico, um prédio que abrigou a primeira fábrica de tecidos será o ponto de atendimento. Atualmente, os moradores de Araruna precisam viajar até Solânea para receber serviços previdenciários.
Depois da visita, o cronograma seguirá um plano de trabalho com o mapeamento da demanda e programação da vinda dos servidores. Para o superintendente, Marcos de Brito, os espaços destinados às atividades estão adequados e o serviço vai trazer muitos benefícios.
“Todos saem ganhando. A intenção é expandir os acordos de cooperação para sindicatos e prefeituras para dar celeridade no atendimento e reconhecimento do direito do cidadão”, afirmou Brito. O presidente Leonardo Gadelha, que estará na Paraíba para a expansão do INSS Digital, visitará também as cidades beneficiadas pelo acordo de cooperação”, disse.

 

portalcorreio

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios