Paraíba

Movimento defende projeto que zera o IPI para bicicletas

imagesO deputado federal Major Fábio (Pros-PB) recebeu esta semana em seu gabinete, em Brasília, representantes das principais entidades defensoras dos interesses dos ciclistas e da mídia especializada desse setor no Brasil. A reunião serviu para discutir os impactos sociais das regras tributárias existentes sobre o setor de bicicletas no país, além de discutir o Projeto de Lei (PL) 6.494/2013, de sua autoria, que concede isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nas operações com bicicletas.

A proposta foi defendida por todas as entidades. O Major Fábio confirmou sua defesa pelas bicicletas como meio de transporte e lazer, e que o seu projeto de lei isentando o IPI para estes veículos, nasceu através de iniciativa popular. “O povo participa do nosso mandato com ideias e sugestões”, revelou.

Na ocasião, os representantes das entidades apresentaram um estudo, mostrando em profundidade a realidade econômica do setor de bicicletas no Brasil. O estudo também aborda os fatores de informalidade e tributos, bem como um profundo enfoque dos benefícios que o uso desse meio de transporte proporciona ao usuário.

O encontro contou com a participação de Daniel Guth da Rede Bicicleta para Todos; Bárbara Rubin do Greenpeace Brasil; João Lacerda do Transporte Ativo; André Geraldo Soares da União de Ciclistas do Brasil; William Cruz do site Vá de Bike e Persio Davison da Ong Rodas da Paz. Eles integram o movimento “Bicicleta para Todos”, rede organizada pela sociedade civil que busca maior acesso a bicicleta com a redução de impostos. O movimento conta hoje com o apoio de mais de 200 entidades privadas, entre elas a UCD, Ciclocidade, Banco Itaú, Bradesco Seguros, Greenpeace, Vá de Bike, Transporte Ativo, dentre outras.

Assessoria de Major Fábio 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios