Destaques

Ministério da Economia vê falha nos Tribunais de Contas e quer criar órgão

O Ministério da Economia pretende criar um órgão para mudar regras de prestação de contas dos estados e tornar mais rígido o acompanhamento das contas públicas. É o que afirmou, neste sábado (03), o jornal Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, o governo atual vê que os tribunais de contas estaduais falharam no acompanhamento de receitas e despesas nos últimos anos e deram aval a metodologias de cálculo que contribuíram para esconder os números reais.

O projeto já tem até nome e segundo a Folha, o ‘Conselho de Gestão Fiscal’ vai ser composto por representares de União, estados e municípios. O grupo irá discutir, atualizar e unificar normas contáveis para que todos os entes da Federação sigam as mesmas regras.

O maior problema na visão do governo é o nível de gasto com pessoal, que estaria sendo ‘maquiado’ o nível real de despesas, recebendo assim aval dos tribunais de contas regionais. Caso a proposta, atualmente em tramitação na Câmara dos Deputados, seja aprovada, os estados terão cinco anos para se ajustarem.

MaisPB

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios