Paraíba

Marcha Mundial das Mulheres deve reunir mais de 500 mulheres em João Pessoa

MMM-JP-01-300x199-300x199Nesta segunda-feira, 20, em João Pessoa, mulheres de várias cidades da Paraíba estarão reunidas “Pelo Fim da Violência e Por Outro Sistema Político” na 4ª edição da Marcha Mundial das Mulheres (MMM). A expectativa da organização é que mais de 500 mulheres compareçam, e a concentração será às 13h no Lyceu Paraibano.

Criado a partir de uma grande mobilização que reuniu mulheres em uma campanha contra a pobreza e a violência, atualmente, a Marcha acontece em 96 países, e reúne mulheres urbanas e rurais. Na MMM a luta é pela defesa de que as mulheres são sujeitos vivos na luta pela transformação de suas vidas, e que elas estas vinculada à necessidade de superar o sistema capitalista, patriarcal, racista, homofóbico e destruidor do meio ambiente.

De acordo com a organização da MMM Paraíba, estão sendo esperadas, na Capital Paraibana, mulheres de diversos municípios, entre eles, Campina Grande, Queimadas, Cajazeiras, Sousa, Mari e Esperança. A programação terá início às 7h com a acolhida de todas as participantes, e em seguida, às 8h, começa o “Debate sobre o Fim da Violência contra as Mulheres e o Outro Sistema Político”, um momento reservado apenas para as mulheres. Após o intervalo, às 13h, será a concentração para a marcha, que sairá do Lyceu Paraibano em direção a Praça dos Três Poderes.

“É muito importante a realização da Marcha Mundial das Mulheres, e pela primeira vez estamos fazendo uma ação junto com  Pernambuco (as atividades acontecerão simultaneamente). Entendemos este formato como sendo um momento de fortalecimento da organização de mulheres nesses dois estados. Devemos frisar que é através da organização das mulheres que estamos combatendo a violência contra a mulher na Paraíba, e além da Marcha, estaremos entregando um documento de reivindicações para instituições e órgão públicos cobrando o fim da impunidade, da violência e a melhoria das Políticas Públicas”, destaca Ítala Carneiro, integrante da Marcha Mundial das Mulheres Paraíba.

As integrantes do MMM Paraíba enfatizam ainda que a Paraíba, em 2012, vivenciou a dor de dois bárbaros crimes cometidos na cidade de Queimadas: a morte de duas mulheres depois de um estupro coletivo, e a morte da jovem Ana Alice (moradora da região rural da mesma cidade). Desde então, a Marcha Mundial das Mulheres constrói debates e atos políticos no intuito de denunciar, diariamente, e não aceitar mais nenhuma morte e violência contra as mulheres.

Elas ressaltam que “ocupar os primeiros lugares dentre os locais mais violentos do Brasil só amedrontam as nossas mulheres, e vamos mostrar com a força da auto-organização que não temos medo, juntas temos mais força para lutar!”

Ítala Carneiro acrescenta que neste ano, em especial nos meses de junho e julho, “tivemos um aumento no número de mulheres assassinadas”. “Estamos fazendo a convocação de todas as mulheres da Paraíba, do campo e da cidade, para estarmos juntas, somando forças no combate à violência contra a mulher”, finalizou.

Ainda sobre a MMM

A cada cinco anos, a Marcha Mundial das Mulheres se organiza em torno de um eixo, e este ano as atividades que começaram no dia 8 de março (Dia Internacional das Mulheres), e vão até 17 de outubro (Dia Internacional pela Erradicação da Pobreza). No Brasil, as ações serão descentralizadas, e acontecerão em torno da palavra de ordem “Seguiremos em Marcha até que todas sejamos livres!”, para que se possa viabilizar como as mulheres em todo o Brasil estão construindo novas alternativas.

Nas atividades haverá uma troca de experiências, pois é preciso socializar experiências de mulheres que estão se organizando e construindo possibilidades de luta em torno dos territórios, que são os seus corpos e os locais que vivemos, trabalham e constroem a sua história.

Programação da Marcha Mundial das Mulheres Paraíba

20 de Julho (segunda-feira)

7h – Acolhida: Mística + Música + Café da manhã

8h – Análise de Conjuntura composta por diversos movimentos de mulheres

11h – Rodada de intervenções da Plenária

12h – Almoço

13h – Preparação para nossa Marcha

14h – Mulheres em Marcha pelo fim da violência e por outro sistema político!

17h – Retorno das mulheres

Blog do Gordinho

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios