Destaques

Mais de 70% dos paraibanos apoiam vacinação contra Covid em crianças, diz pesquisa

Vacinação de crianças contra Covid começou em 15 de janeiro (Foto: Divulgação/Secom-JP)

A maioria da população paraibana apoia a vacinação contra Covid-19 em crianças entre 5 e 11 anos. É o que aponta a pesquisa divulgada nesta segunda-feira (14) pela Alfa Inteligência, empresa de pesquisas de mercado e opinião pública. Conforme o levantamento, 71% da população da Paraíba afirma ser a favor da vacinação em crianças, enquanto 29% dizem ser contra a imunização.

A pesquisa ouviu 1.023 pessoas acima de 16 anos em todas as regiões da Paraíba entre os dias 21 e 29 de janeiro.

Além do nível de apoio da população à campanha de vacinação, a pesquisa revela também quais os grupos que já vacinaram os filhos. Na Paraíba, a campanha de vacinação em crianças entre 5 e 11 anos começou no dia 15 de janeiro em todos os 223 municípios.

No geral, sete em cada dez paraibanos (71%) apoiam a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 – o que equivale a 2,1 milhões de pessoas. Outros 29% rejeitam a imunização para essa faixa etária, cerca de 865 mil de pessoas.

Faixa etária 45-59 é a que mais apoia

Segundo o levantamento, o maior apoio à campanha de vacinação contra a Covid-19 em crianças na Paraíba é verificado no grupo de pessoas entre 45 a 59 anos: 79% dos respondentes desse grupo afirmaram ser a favor da imunização; por outro lado, 64% da população entre 25 e 34 anos endossa a campanha.

Considerando o nível de escolaridade dos respondentes, o suporte à vacinação é maior entre a população analfabeta: 74% dos respondentes nesse grupo afirmaram que são a favor da vacinação infantil, enquanto 70% dos que atingiram o Ensino Médio disseram ser a favor.

Diferenças consideráveis ainda foram encontradas entre aqueles que não exercem atividade remunerada (76% se mostraram a favor das vacinas) e os que exerciam qualquer atividade remunerada no período em que a pesquisa foi realizada (67% a favor e 33% contra).

Evangélicos correspondem ao maior público que rejeita vacina

A população evangélica é a que mais se opõe à vacinação contra Covid-19 em crianças entre 5 a 11 anos na Paraíba.

Segundo a pesquisa, 42% dos paraibanos que se dizem evangélicos afirmam ser contra a vacinação em crianças, enquanto 58% se declaram a favor da imunização. Em comparação, 71% da população geral do estado diz apoiar a aplicação das vacinas em crianças.

Católicos e sem religião são os que mais vacinaram crianças

A adesão à vacinação infantil é maior em outros grupos religiosos: entre os católicos, 78% responderam apoiar a vacinação, enquanto 22% são contra. Já 67% dos que afirmaram não possuir religião são a favor da campanha, e 33% se opõem à aplicação dos imunizantes em crianças entre 5 e 11 anos.

Entre os católicos e os que não possuem religião, que possuem filhos na faixa etária da campanha, 63% e 80%, respectivamente, disseram que já levaram as crianças para serem imunizadas. O número cai para 58% entre os evangélicos.

Portal Correio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios