Paraíba

Jornada Mundial da Juventude mobiliza católicos na Paraíba

Apesar de ainda não ter sido iniciada, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013 já começou a mobilizar os católicos na Paraíba. Desde o último domingo, 24 estrangeiros estão no Estado, se preparando para participar do evento, que ocorrerá entre os dias 23 e 28 deste mês. São 12 homens e 12 mulheres vindos dos Estados Unidos, Índia e China. Eles ficarão até o próximo domingo no Convento Ipuarana, localizado em Lagoa Seca, no Agreste paraibano, onde participarão das atividades do Polo Agroecológico da Borborema.

Já em João Pessoa, cerca de 80 jovens começaram ontem a participar da Semana Missionária, uma atividade que antecede a Jornada Mundial. Eles moram na capital e em outras cidades do interior e, durante cinco dias, permanecerão fazendo missões religiosas longe de casa. “Até o dia 20 deste mês, eles serão hospedados em paróquias de outras cidades para conhecer a realidade dessa região. Ao término desse prazo, uma parte dos jovens vão para a jornada e outra parte volta para a casa da família deles”, disse o coordenador do Setor da Juventude da Arquidiocese da Paraíba, Felipe Alves.

O estudante Herik Winicius, 17 anos, está participando da Semana Missionária. Ele é natural do município de Lucena e será enviado para a cidade de Ingá, distante a 120 quilômetros.“Estou ansioso para conhecer essa nova cidade. Quero fazer missões religiosas e estudar um pouco mais sobre a nossa fé”, disse.

A viagem dos jovens paraibanos e dos estrangeiros se enquadra em uma metodologia conhecida como experiências Magis, que pretende oferecer uma vivência sobre uma nova realidade, de modo a provocar uma reflexão sobre os diferentes aspectos dos valores da vida em comunidade e sua relação com Deus.

Segundo o padre colombiano Alfredo Ferro, que coordena o grupo visitante, todos os estrangeiros são ligados às pastorais jesuítas em um desses três países, e que o conhecimento das atividades locais irá ajudá-los a levar experiências para as comunidades onde prestam serviço.

“O conhecimento das atividades do Polo da Borborema será muito importante para esses jovens porque eles vão poder levar as experiências desenvolvidas daqui para os países onde eles vivem. Vamos levar todos eles para conhecer as feiras agroecológicas, e também os trabalhos que são feitos pelos membros das comunidades que fazem parte do polo. Todos estão bastante entusiasmados em conhecer uma cultura diferente”, explicou o padre.

Após passarem todo o dia de ontem realizando atividades em grupo no convento, a partir de hoje os 24 jovens passarão a conhecer mais de perto as experiências desenvolvidas pelos membros o polo. E serão em visitas às comunidades rurais das cidades de Remígio, Massaranduba e Lago Seca que eles irão participar de colheitas, aprenderão técnicas de combate à pragas, entre outras atividades desenvolvidas na região do Brejo paraibano.

Nem mesmo a barreira da língua, segundo destacou padre Alfredo, está sendo um obstáculo para que todos os componentes do grupo possam aproveitar ao máximo sua estadia na Paraíba. Além de contar com um tradutor, é a interação em grupo e vontade de aprender e ajudar que eles têm que facilita a convivência em um lugar onde todos estão vindo pela primeira vez. “Eles são jovens com muita energia. Essa dificuldade da língua eles superam facilmente. A vontade de aprender é bem maior do que qualquer outro sentimento”, atestou.

Prova disso é o jovem polonês Kamil Boberek, 28 anos, que estuda e presta serviço comunitário na Ilha de Taiwan, que pertence à China, e que pela primeira vez vem à América do Sul.

Feliz com a receptividade que recebeu e com a quantidade de coisas novas que tem aprendido, ele apontou que a os elementos da cultura local são os que mais chamaram a sua atenção. “As nossas diferenças são muito grandes. Mas eu espero aprender e conhecer ainda mais as técnicas utilizadas pelas pessoas daqui”, disse o jovem que há quatro anos estuda Teologia na ilha chinesa. (Colaborou Nathielle Ferreira).

Expresso PB
Com JPOnline

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios