Destaques

João Pessoa registrou quase 16 mil casos de gripe em janeiro

As Unidades de Saúde da Família (USF) de João Pessoa registraram cerca de 16 mil casos de gripe somente no mês de janeiro, apontando um surto de gripe na cidade de João Pessoa, protagonizado pela nova cepa da influenza, batizada de H3N2 Darwin.

“Boa parte da população está vacinada, porém não devemos negligenciar os sintomas da gripe, mesmo que sejam leves. Devemos também redobrar os cuidados para evitar transmitir a doença para outras pessoas mantendo o isolamento, uso de máscara, uso de álcool, higienizar sempre as mãos, separar talheres, pratos e copos, além de evitar aglomeração, socializando apenas com as pessoas com quem moram e convivem. Esses cuidados servem tanto para prevenção da gripe, quanto da Covid”, orienta Flávia de Moraes, da assessoria técnica da Diretoria de Atenção à Saúde.

Os sintomas da gripe são semelhantes aos da Covid-19 – dor de garganta, tosse, febre, coriza e indisposição. Os profissionais da SMS mantêm a orientação à população de buscar atendimento médico nas USFs, policlínicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e em hospitais para casos mais graves.

Para evitar novos casos da doença, a recomendação à população que apresente sintomas é buscar isolamento por sete dias, além de repouso, boa alimentação, hidratação e uso de medicação prescrita para aliviar as dores e febre. “A toda população recomenda-se atenção à imunidade do organismo, cuidando da alimentação, do sono e fazendo atividades físicas regularmente”, reforçou Flávia de Moraes.

Serviço

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde, garante o diagnóstico da síndrome gripal em 96 USFs, com atuação de mais de 203 equipes, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (intervalo para almoço das 11h ao meio dia).

Nos finais de semana e feriados, pode se dirigir a uma das quatro UPAS da rede municipal, localizadas nos bairros do Valentina, Bancários, Manaíra (Oceania) e Cruz das Armas.

Portal Correio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios