Destaques

João Pessoa é a cidade paraibana onde mais choveu em 2021, diz Aesa

Na segunda colocação do ranking das chuvas 2021 está Bayeux, com 880,8 milímetros

João Pessoa é a cidade paraibana onde mais choveu em 2021. Segundo levantamento feito pelo setor de Monitoramento e Hidrometria da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado (Aesa), foram registrados 1.020 milímetros este ano. Somente entre as manhãs de quarta-feira e desta sexta-feira (14), choveu 292,8 milímetros na Capital, 3,6% da média histórica de precipitações de todo o mês de maio.

Um milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado.

Na segunda colocação do ranking das chuvas 2021 está Bayeux, com 880,8 milímetros. Entre as manhãs de quinta-feira e desta sexta-feira foram anotados 176,9 milímetros de precipitações. Já as terceira, quarta e quinta cidades onde mais choveu este ano estão localizadas no Sertão: São José da Lagoa Tapada (880,1mm), Pedra Branca (866,9 mm) e Triunfo (865,7mm).

De acordo com o Boletim de Análise e Previsão do tempo da Aesa, há previsão de mais chuvas para os municípios localizados em três regiões. “As condições do tempo permanecem instáveis e favoráveis à ocorrência de chuvas sobre grande parte da Paraíba, especialmente no Litoral, Brejo e Agreste. Nessas regiões poderão ser registradas chuvas de intensidade moderada a forte”, escreveu a meteorologista Carmem Beck no boletim emitido na manhã desta sexta-feira.

Dos 134 açudes monitorados pela Aesa, 18 estão com menos de 5% do volume total. Outros 23 têm menos de 20% e 83 reservatórios possuem capacidade superior a 20%. Dez estão sangrando.

 

Portal Correio

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios