Destaques

João amplia vacinação para pessoas de 45+ com comorbidades e trabalhadores da saúde com 35+

João Pessoa amplia a vacinação contra Covid-19 nesta segunda-feira (3) para pessoas com comorbidades que tenham idade a partir de 45 anos e para trabalhadores da área de saúde com 35 anos ou mais. Estes grupos serão atendidos no Santuário Mãe Rainha (drive thru), Mangabeira Shopping (drive thru) ou em ginásios distribuídos pela cidade (veja lista no fim da matéria).

As comorbidades do público prioritário nesta etapa de vacinação incluem hipertensão, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos imunossuprimidos, pessoas com obesidade grau 3 – IMC >40. Foram incluídos, também, hemofílicos a partir dos 18 anos de idade e mulheres com comorbidades que estejam gestantes ou puérperas.

O horário de atendimento nos postos de drive thru será das 9h às 15h e o funcionamento dos ginásios será das 8h às 12h.

2ª dose para outros grupos

As pessoas que tomaram a 1ª dose da vacina Coronavac (Butantan/Sinovac) até o dia 5 de abril devem receber a dose de reforço no posto drive thru no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê).

Quem já completou 90 dias da dose inicial da vacina de Oxford/AstraZeneca/Fiocruz tomará a 2ª dose no drive thru da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde alerta para a localização de cada público para não haver confusão na procura pelo imunizante. Para facilitar a identificação do local, insiste na priorização do agendamento através do aplicativo Vacina João Pessoa ou no site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

Com o agendamento, o cidadão garante que será vacinado no local indicado, com agilidade e segurança. Aquelas pessoas que tiverem dificuldades com a ferramenta eletrônica podem ir até os postos de vacinação para receber ajuda nessa operação, porém, terão de se submeter à fila específica sem a certeza de tomar a vacina, devido à limitação da oferta de imunizantes.

Documentação exigida

Quem for tomar a vacina deve levar documento oficial com foto, cartão do SUS, CPF e comprovante de residência. Os trabalhadores de saúde devem portar, ainda, uma declaração do local de trabalho ou contracheque e carteira do conselho correspondente.

Já as pessoas com comorbidade precisam levar cópia de documentação que comprove a doença. O atestado ficará retido no local da vacinação para posterior apuração por Comissão da Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos de fiscalização.

Além disso, quem for tomar a segunda dose deve levar o cartão de vacinação com a primeira dose indicando a data até 5 de abril (para Coronavac) e mais de 90 dias (para AstraZeneca).

Postos de Vacinação – segunda-feira, dia 3 de maio:

Ginásios (1ª dose de AstraZeneca) – 8h às 12h

  • Escola Estadual Papa Paulo VI (Cruz das Armas)
  • Escola Municipal Dom José Maria Pires (Oitizeiro)
  • Escola Municipal Darcy Ribeiro (Funcionários II)
  • Escola M. Jornalista Raimundo Nonato Batista (Gramame)
  • Escola Municipal Dom Helder (Valentina de Figueiredo)
  • Centro Cultural Tenente Lucena (Mangabeira)
  • Instituto Federal da Paraíba – IFPB (Jaguaribe)
  • Ginásio Ivan Cantisani (Tambiá)
  • Escola Municipal Leonel Brizola (Tambauzinho)
  • Escola Municipal Seráfico da Nóbrega (Tambaú)

Drive thru/pedestres (1ª dose de AstraZeneca) – 9h às 15h

  • Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)
  • Mangabeira Shopping (Mangabeira)

Drive thru (2ª dose) – 9h às 15h

  • AstraZeneca/Fiocruz: UFPB – acesso pelo HU (Castelo Branco)
  • Butantan/Coronavac: Unipê (Água Fria)

Transporte gratuito

As pessoas que precisarem se deslocar de um bairro a outro para tomar a vacina, podem utilizar os serviços gratuitos dos aplicativos 99 e Uber, em parceria com a Prefeitura de João Pessoa e Governo da Paraíba, respectivamente. Para garantir o acesso ao serviço da 99, o cidadão que usar a plataforma deverá acessar o aplicativo na categoria 99 Pop e inserir o código promocional ‘Promocodes’, que será destinado exclusivamente para o transporte até os pontos de vacinação em João Pessoa.

Solidariedade

Os postos de vacinação também estão abertos, nesses dias de luta contra a Covid-19, para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias necessitadas, atingidas pelos efeitos dessa pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

 

portalcorreio

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios