Destaques

Governo Federal nega corte em Bolsas da UAB

UAB-300x298A Coordenadoria de Comunicação Social da Capes, responsável pela Universidade Aberta do Brasil (UAB), o maior projeto de educação a distância do país que vem sofrendo com o contingenciamento de recursos nos últimos meses, afirmou ontem que “o MEC e Capes esclarecem que todas as bolsas UAB serão mantidas”.

A possível redução do número de bolsas é uma das queixas do movimento de coordenadores da UAB que pretende manter os recursos do projeto para evitar o fechamento de cursos e turmas. No início desta semana a informação de que haveria cortes em bolsas circulou devido a informações não confirmadas no sistema interno da UAB.

Ontem, 25, à noite, os coordenadores regionais da UAB receberam um comunicado da coordenação de educação a distância da Capes pedindo uma reestruturação no número de bolsas, informando que cerca de 10% das 101 mil bolsas previstas até novembro poderiam sofrer cortes.

Uma reunião acontecida hoje, 26, na Diretoria de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (Difes) com reitores definiu um seminário no dia 10 de setembro para tratar especificamente da questão da Universidade Aberta do Brasil.

As bolsas são fundamentais para a continuidade dos cursos e salas, pois mantém tutores em polos de apoio presencial ou a distância e até alguns estudantes, como no caso de cursos de mestrado. O corte em bolsas seria o próximo passo no contingenciamento que, em custeio, já chegaram em alguns núcleos regionais a 85%.

A UAB é um consórcio de instituições federais e estaduais focado na formação por educação a distância, principalmente de professores. O projeto chega atualmente a 700 municípios e a 170 mil alunos, tendo já formado cerca de 120 mil pessoas em cursos gratuitos. No Brasil, o déficit de professores só nas áreas de química, física, matemática e biologia, por exemplo, é de mais de cem mil professores.

Educadores e alunos ligados à UAB colhem assinaturas para uma petição pública pela manutenção do orçamento do projeto. Veja a petição aqui.

ACHE SEU CURSO

Portal Mídia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios