
Destaques
Governo do Estado cria comissão para mediar conflitos de terras na Paraíba
O Governo do Estado criou a Comissão Estadual de Prevenção à Violência no Campo e na Cidade (COECV), para mediar conflitos fundiários no campo e nas cidades paraibanas. A Lei foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira (27).
De acordo com a publicação, a COECV receberá denúncias sobre ameaças, atentados e atos de violência extrajudicial em conflitos agrários, desenvolverá estudos, projetos e ações coordenadas para prevenir, combater e erradicar a violência no campo e na cidade, relacionadas a conflitos fundiários.
A Comissão também irá avaliar medidas necessárias a serem adotadas em ações possessórias coletivas e reivindicatórias, em diálogo com o Ministério Público e o Poder Judiciário. Sugerir medidas para agilizar o andamento dos processos administrativos e judiciais referentes à regularização fundiária urbana e rural também é uma das atribuições da COECV.
Será elaborado um Plano Estadual de Enfrentamento à violência no campo e na cidade, que terá diretrizes que deverão ser cumpridas pelo Poder Executivo das decisões judiciais de reintegração e manutenção de posse.
Além da SEDH, SESDS, integram a Comissão a Secretaria de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, a Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária e a Polícia Militar da Paraíba.
MaisPB