Saude

Fumar apenas 100 cigarros na vida aumenta em 30% risco de câncer de mama

downloadMuitos fumantes sociais acreditam que não exagerar nos cigarros é suficiente para se livrar do risco de efeitos secundários graves. Entretanto, uma nova pesquisa mostra que fumar apenas 100 cigarros na vida aumenta as chances de uma mulher desenvolver câncer de mama em 30%. Os cientistas do Centro de Pesquisa do Câncer Fred Hutchinson (EUA) publicaram suas descobertas na edição de fevereiro da revista Cancer.

A pesquisa também revelou que mulheres que fumaram um maço de cigarros por dia durante pelo menos 10 anos são 60% mais propensas a desenvolver a forma mais comum de câncer de mama, com receptor de estrogênio positivo.

Os autores analisaram dados de 1.898 mulheres entre 20 e 44 anos. Dessas, 960 foram diagnosticadas com câncer de mama entre 2004 e 2010, sendo que 778 tinham um tumor com receptor positivo de estrogênio e 182 tinham o tipo triplo-negativo ? forma menos comum e mais agressiva, que não expressa nenhum receptor hormonal positivo. Além disso, os pesquisadores incluíram informações de 938 mulheres sem câncer de comparação.

Nesse estudo, as mulheres jovens que fumaram foram cerca de 30% mais propensas a desenvolver qualquer tipo de câncer de mama, em comparação com mulheres que nunca fumaram.

Quando os pesquisadores olharam para cada tipo de câncer de mama separadamente, não havia nenhuma ligação entre tabagismo e câncer de mama triplo-negativo. Mas as mulheres que fumaram por pelo menos 15 anos, seja um tabagismo leve ou pesado, foram cerca de 50% mais propensas a ter câncer de mama com receptor estrogênio positivo, em comparação com as mulheres que fumaram durante menos anos. E as mulheres que relataram fumar pelo menos um maço por dia durante 10 anos foram 60% mais propensas a ter esse tipo de câncer, em comparação com fumantes leves.

Pode ser que algumas das substâncias encontradas no cigarro interfiram no hormônio estrogênio, transformando-o mais facilmente em um receptor positivo para o câncer de mama, disseram os pesquisadores. No entanto, a ligação entre tabagismo e câncer de mama ainda não está tão clara.

12 motivos para parar de fumar já!
Motivos não faltam para extinguir o fumo da sua rotina. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que o tabaco irá matar nada menos que seis milhões de pessoas somente em 2011, sendo 600 mil fumantes passivos. Se esses números continuarem aumentando, a estimativa é que, em 2030, oito milhões de pessoas morram por ano por conta desse péssimo hábito.

A epidemia do tabagismo matou 100 milhões de pessoas no século XX , já que há mais de 50 doenças relacionadas a esse hábito, mas que poderiam ser evitadas. Confira doze dos inúmeros malefícios de fumar:

Minha Vida

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios