Paraíba

Festas nos polos carnavalescos de JP começam nesta sexta-feira; veja programação

132385,362,80,0,0,362,271,0,0,0,0O Carnaval da Prefeitura Municipal de João Pessoa começa efetivamente nesta sexta-feira (28) para os foliões dos três polos carnavalescos nos bairros de Mangabeira, Mandacaru e Rangel. A programação faz parte do Carnaval Tradição – João Pessoa de todos os ritmos. As apresentações dos artistas, blocos e escolas de samba começam sempre às 20h.

De acordo com o secretário executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Maurício Burity, o objetivo do projeto é descentralizar os festejos, que só aconteciam na praia e no Centro. “Elegendo bairros setoriais podemos abranger vários carnavais e a diversidade cultural da cidade no projeto ‘João Pessoa de todos os ritmos’. Com os investimentos nos polos, incluindo a parte artística e de infraestrutura, queremos fomentar a produção cultural da nossa cidade”, explicou.

Nesta sexta-feira (28), a Bateria da Malandros do Morro e os artistas Totonho e Rayanne Steffany farão suas apresentações em Mangabeira, na Praça do Coqueiral, a partir das 20h.

A festa será aberta pela ‘bateria nota 10′ da Malandros, fundada em 30 de agosto de 1956. A bateria tem um vasto currículo em participações com peças importantes da Música Popular Brasileira. Nesta sexta seus integrantes também vão marcar o compasso com músicas de conhecidos compositores nacionais de samba.

As outras atrações da noite são o compositor, produtor e cantor Totonho e Rayanne Stefanny. Totonho nasceu em 1964 na cidade de Monteiro, na Paraíba. Com nove anos de idade montou a banda ‘Os Renegados’, que tocava com latas (guitarra de lata, bateria de lata e afins). Em 82 resolveu que queria mesmo seguir a carreira de músico. Desembarcou em João Pessoa, onde fundou o Musiclube da Paraíba, uma cooperativa de compositores por onde passaram nomes como Chico César, Jarbas Mariz e os irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró, entre outros.

Já premiado e conhecido como um dos melhores compositores da região, no final de 88 Totonho foi para o Rio de Janeiro fazer pós-graduação e tentar a vida como músico. Em 96 abriu shows de Geraldo Azevedo, João Bosco e outros. No final do ano se uniu com outros músicos formando o grupo Totonho e os Cabra.

Programação

A programação dos polos inclui vários estilos, como bandas de axé, forró eletrônico e samba, a exemplo de Samba da Elite, Forró Primeira de Luxo, Banda Bereguedê, Toque de Samba, Swing Levado, Totonho, Forró da Burguesinha, Banda Abala, dentre outros. Na parte de cultura popular haverá apresentações de ala ursas, orquestras de frevo, tribos indígenas e baterias de escolas de samba. Cada polo terá por noite duas bandas locais, além de dois grupos de cultura popular.

Estrutura

Segundo a Funjope, todos os polos carnavalescos terão a mesma estrutura. Os palcos terão uma área de oito por seis metros e equipamentos de som com qualidade para que todos possam aproveitar as atrações da melhor maneira. Na área também haverá banheiros químicos, inclusive adaptados para portadores de necessidades especiais.

Confira a programação completa dos Polos Carnavalescos:

Mangabeira (Praça do Coqueiral)

Dia 28/2
20h – Bateria da Malandros do Morro
21h – Totonho
22h30 – Rayanne Steffany

Dia 1°/3
20h – Urso Panda
21h – Forró da Burguesinha
22h30 – Swing Estourado

Rangel (Praça da Amizade)

Dia 28/2
20h – Bateria Império do Samba
21h – Swing Levado
22h30 – Pressão Hits

Dia 1°/3
20h – Urso Amigo Batucada
21h – Nosso Jeito
22h30 – Toque de Samba

Mandacaru (5 Bocas)

Dia 28/2
20h – Afoxé Orin Axé
21h – Banda Abala
22h30 – Banda Bereguedê

Dia 1°/3
20h – Urso Macaco Louco
21h – Forró Primeira de Luxo
22h30 – Samba da Elite

Portal Correio

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios