Paraíba

Estudantes participam de curso ministrado na fazenda experimental da Emepa, em Alagoinha (PB)

Filhos de agricultores da região polarizada por Guarabira, que atenderam critérios pré-estabelecidos pelo Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Brasil Sem Miséria), estão participando do curso bovinocultura de leite, ministrado na fazenda experimental da Emepa/PB – Alagoinha.

alunos

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Guarabira, Rubens Fernandes da Costa, destaca que, além da Emepa e da entidade dirigida por ele, a atividade conta com o apoio do Sebrae. “O cadastramento permanece sendo realizado a partir das demandas dos alunos da rede estadual de ensino dos municípios de Guarabira e Alagoinha”, informa.

Rubens ressalta que a cadeia produtiva da bovinocultura de leite nesta parte da região do Agreste tem despertados interesse dos produtores, porém necessita de pessoas qualificadas, considerando que o público alvo dessas ações são pessoas com baixo nível educacional que não incorporou as inovações tecnológicas, “as quais precisam melhorar essa luta e encontrar soluções para os problemas existentes”.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Brasil Sem Miséria, é executado pelo ministério da Educação (MEC) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Podem se inscrever trabalhadores, inclusive agricultores familiares, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores; povos indígenas; comunidades quilombolas; adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas; desempregados; pessoas com deficiência; os que recebem benefícios dos programas federais de transferência de renda ou que estejam cadastradas no CadÚnico; praças do Exército e da Aeronáutica com baixa do Serviço Militar ou atiradores; estudantes matriculados no ensino médio em escolas públicas, inclusive na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Redação/Focando a Notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios