Brasil

Estados do Norte e Nordeste lideram o aumento da violência no país

xMAPA-VIOLENCIA.png.pagespeed.ic.ComO9WiUXZDas 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, seis tiveram um aumento, em 10 anos, de mais de 100% na taxa de homicídios. Todos das regiões Norte e Nordeste.

O Rio Grande do Norte é o primeiro da lista, com um aumento de 232% na taxa de homicídios entre 2005 e 2015. Sergipe viu a taxa de assassinatos por 100 mil habitantes crescer 134% no período. No Maranhão, o índice subiu 130%.

Os números foram divulgados nesta segunda-feira (05) no Atlas da Violência 2017. Estudo realizado pelo Ipea, Instituto de Pesquisas e Estudos Aplicados, em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

A diretora executiva do Fórum, Samira Bueno, disse que, entre outros fatores, o aumento do mercado de drogas associado ao crescimento econômico da região é um dos motivos da violência.

Ceará, Tocantins e Amazonas também registraram aumentos de mais de 100% na taxa de homicídios em 10 anos. Outros seis estados sofreram aumento entre 50 e 100% e outros seis aumentaram a taxa de assassinatos em até 50%. Por outro lado, nove unidades da federação conseguiram reduzir os homicídios por 100 mil habitantes.

A especialista em Segurança Samira Bueno ressalta que os estudos já identificaram os locais onde as pessoas morrem, e argumenta que faltam políticas públicas integradas de Segurança, Cultura, Saúde e Educação para combater o problema.

Ao todo, o Brasil viu a taxa de homicídios crescer mais de 10% entre 2005 e 2015, quando mais de 59 mil pessoas perderam a vida assassinadas.

Rádio Agência

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios