
Destaques
Em Solânea-PB o “Fogão Ecológico” foi uma das curiosidades exibidas na Praça, você já ouviu falar ?
Na Marcha das Mulheres em Solânea, brejo da Paraíba, houve um espaço na Praça principal somente para temas sobre o Meio Ambiente e Agroecologia, neste dia 8 pela manhã. Além de ser comemorado o Dia Internacional da Mulher, o evento contou com uma exposição de plantas e outras curiosidades, como é o caso do Fogão Ecológico exposto em uma das tendas.
Uma das vantagens do Fogão, é que a comida não fica com gosto de fumaça. Uma chaminé é usada para jogá-la pra fora da casa. O Ceará tem adotado o sistema desde o início de 2007, tendo construído 10 mil fogões até agora, atendendo a 9.200 famílias. Esse tipo de fogão utiliza lenha, mas de uma forma bem mais reduzida: até 60% menos do que os fogões a lenha tradicionais. O segredo é a base de como é feito o Fogão: tijolos, refratários e metal. Neste caso do metal, a temperatura interna é muito mais aquecida por causa dele, acelerando o processo de cozimento e economizando assim mais lenha e esforço feminino no trabalho caseiro. Além de deixar as panelas sem aquele queimado no fundo (porque a temperatura se concentra nas bocas e em chapas na parte interna), melhora a qualidade de vida dos moradores por não haver mais fumaça dentro de casa, pois a mesma escapa pela chaminé adaptada.
O projeto “Agroecologia na Borborema” tem incentivado muitas pessoas a aceitarem a proposta do novo método. Mais de 100 famílias já aderiram. Um dos trabalhos do Projeto é inserir os fogões ecológicos no maior número de casas possíveis, e a tendência é de que haja cada vez mais aceitação e crescimento desse modelo mais saudável, efetivo e ecologicamente correto.
Eduardo Araújo