Paraíba

Dengue aumenta 44,22% na Paraíba em relação a 2012

Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

A Secretaria de Estado da Saúde notificou 15.564 casos suspeitos de dengue na Paraíba de 1º de janeiro a 21 de setembro de 2013 – semana epidemiológica nº 38, um aumento de 44,22% em relação a igual período de 2012. Desse total, 5.839 casos foram confirmados para dengue clássica e 2.441 descartados. A gerente da Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, explicou que o aumento é resultante da melhora da captação dessas notificações nos serviços de saúde e do trabalho realizado dos técnicos do Estado junto aos municípios.

“Observamos que os profissionais da saúde estão atentos ao agravo e sinalizando a doença através das notificações”, disse Talita Tavares, acrescentando que, dos 223 municípios paraibanos, apenas 11 não apresentaram casos suspeitos de dengue notificados esse ano, os demais sinalizam a possibilidade do agravo e, dessa forma, efetivam as ações de controle da doença.

“Notificar os casos suspeitos mostra que o município está atento e vigilante fornecendo informações estratégicas para a organização da assistência, prevenindo assim os possíveis óbitos evitáveis. Tendo esse entendimento o trabalho para o agravo não fica limitado apenas na interrupção da transmissão da doença, sendo importante a estruturação dos serviços de saúde para o atendimento aos casos suspeitos, evitando os óbitos”, afirmou a gerente.

Nesse período, foram notificados 10 óbitos nos seguintes municípios: Arara – 1; Conde – 1; Casserengue – 1; Campina Grande – 2; João Pessoa – 2; Pitimbu – 1; Salgado de São Félix – 1 e Santa Rita – 1.

Plano de Contingência 2013 – 2014 – A SES, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, vem trabalhando na realização de oficinas junto aos técnicos dos municípios para elaboração e/ou atualização do Plano de Contingência da Dengue 2013/2014.

Para esse Plano a recomendação é que todos os municípios devam trabalhar seguindo uma matriz padrão elaborada pelo corpo técnico do Estado, com entrega dos Planos ao Estado até o dia 11 de novembro.

 

Assessoria

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios