Destaques

Como se comportar em uma entrevista de emprego? Veja mais de 15 dicas

entrevista-emprego-comportar-650x350É difícil prever o resultado de uma entrevista de emprego. O modo como ela será conduzida depende de muitos fatores, como o estilo da empresa, as demandas do cargo em questão, a formação do entrevistador (que pode ser um profissional de Recursos Humanos ou o próprio gestor da área), etc. No entanto, um candidato bem preparado e seguro de si conseguirá enfrentar essa situação sem maiores problemas.

Leia também:
Treinar em casa ajuda a manter a calma na hora da entrevista de emprego
O que evitar em uma entrevista de emprego
Perguntas de entrevista de emprego

A primeira impressão conta muito no processo seletivo. Isso porque o recrutador tem pouco tempo para avaliar se você é ou não adequada para a vaga e, portanto, irá utilizar todos os recursos que tem para fazer este julgamento. Para conseguir um resultado positivo, certas atitudes são imprescindíveis.

Dicas para entrevista de emprego

1. Seja pontual. Atrasar logo no primeiro encontro vai causar uma má impressão danada. Programe seu dia para chegar com 15 minutos de antecedência;

2. A aparência conta, portanto, tenha o cuidado de escolher roupas adequadas e discretas, não exagerar na maquiagem e acessórios e manter uma boa higiene no geral;

3. Pesquise sobre a empresa. É importante demonstrar que trabalhar naquela instituição é algo que você realmente deseja, e não apenas uma oportunidade de emprego qualquer;

4. Seja o mais transparente possível em suas respostas;

5. Fale devagar e expresse suas ideias com clareza;

6. Seja objetiva: evite falar demais e com rodeios. Quando contamos longas histórias, as pessoas tendem a perder o foco da atenção, e alguma informação relevante pode escapar ao entrevistador;

7. Demonstre confiança. “É importante olhar nos olhos do recrutador e se manter em postura reta, enviando a mensagem corporal de que você tem iniciativa, prontidão, domínio das situações e determinação. Mas sem exageros, é claro, pois você não quer ser tão expressiva a ponto de parecer arrogante. Apenas demonstre segurança e confiança de que é capaz de assumir o que está dizendo”, ensina a mentora de coaches Mônica Vitória;

8. Seja específica ao falar de seus conhecimentos, habilidades e conquistas. Quando descrever as atividades que exercia na empresa anterior, conte como era o dia a dia. “Quanto mais o recrutador conseguir entender o cenário e como você atuava, mais ele se sentirá seguro de contratá-la”, afirma a especialista.

Ao falar sobre experiências anteriores, seja bastante descritiva e clara. Crédito: Shutterstock

Ao falar sobre experiências anteriores, seja bastante descritiva e clara. Crédito: Shutterstock

O que evitar

1. “Mentir em um processo seletivo é a pior coisa que um candidato faz”, diz a mentora de coaches;

2. Evite respostas superficiais, generalizadas ou redundantes. Quando o candidato fala muito, mas não diz nada, o recrutador fica com a impressão de que ele não domina o que está falando, ou então perde o “fio da meada”, o que torna a avaliação mais difícil;

3. Não culpe a empresa anterior ou antigos colegas de trabalho por erros. “Pode parecer que você não tem habilidade para lidar com conflitos, nem para tomadas de decisões e levantamento de soluções”, alerta a coach.

Como é uma entrevista de emprego

Segundo a consultora em RH Rita de Cássia André Marques, da Barduzzi Recursos Humanos (SP), algumas perguntas são de praxe no processo seletivo. Alguns exemplos são:

1. “Fale sobre você”
De acordo com a especialista, este é o momento de mostrar seus atributos profissionais. Mencione o domínio de línguas estrangeiras e informática, experiência anterior, formação acadêmica, cursos complementares, enfim, tudo o que puder valorizar seu currículo. Evite falar da sua vida pessoal, a menos que o entrevistador pergunte.

2. “Quais são seus objetivos a curto e longo prazo?”
Seja bastante específica e atenha-se apenas ao campo profissional. Você pode mencionar, por exemplo, que, a curto prazo, deseja ser supervisora e que, a longo prazo, pretende iniciar um curso de especialização, podendo ter outras oportunidades na empresa.

3. “O que te atraiu em nossa empresa?”
“Não vacile”, aconselha Rita. Antes da entrevista você deve se preparar e pesquisar o máximo que puder sobre a organização. Quanto mais informações tiver, mais fácil será responder a esta questão.

4. “O que você espera dessa vaga?”
Segundo a especialista, uma das melhores e mais seguras respostas para essa pergunta é dizer que você busca novos desafios na sua vida profissional e a chance de contribuir para o crescimento da empresa.

por Marianna Feiteiro

Bolsa  de Mulher

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios