Destaques

Cirurgias eletivas pelo SUS têm redução de 68% na Paraíba por causa da pandemia, diz SES

As cirurgias eletivas tiveram uma redução de pelo menos 68% na Paraíba por causa da pandemia do novo coronavírus, de acordo com dados fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). De acordo com o levantamento, no primeiro semestre de 2020, foram realizadas 865 cirurgias eletivas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, enquanto que, em 2019, no mesmo período, foram realizados 2.740 procedimentos do tipo.
As cirurgias eletivas são consideradas as menos urgentes e que têm data marcada. Segundo os dados da SES, os procedimentos eletivos realizados na rede estadual de saúde também tiveram queda representativa, de mais de 60%. De janeiro a junho de 2019, foram realizadas 1.409 cirurgias, enquanto que até junho deste ano, apenas 559 foram feitas.
O secretário de saúde, Geraldo Medeiros, informou que o programa “Opera Paraíba”, que realiza os procedimentos de menor urgência, foi suspenso temporariamente em decorrência da pandemia da Covid-19. No processo de retomada das atividades, a providência tomada pela SES para realização das cirurgias que não foram realizadas é o retorno do programa.
“O programa vai ser recomeçado no dia 15 de outubro, quinta-feira, inicialmente nos hospitais dos município de Queimadas e Mamanguape. Progressivamente será retomado em mais 10 hospitais paraibanos”, disse.
Por G1 PB

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios