
Destaques
Chuva, tempestades de granizo e tornado atingem campo no Paraná
A semana teve muita chuva, tempestades de granizo e tornado atingindo o campo paranaense. Na região de Francisco Beltrão e Pato Branco, no sudoeste, os ventos de 120 km/h de um tornado arrancaram árvores, postes, destruíram lavouras e aviários inteiros.
Pelo menos, cinco casas na área rural foram arrancadas pela força do vento. Quase 60 mil pintinhos ficaram ao meio dos escombros de barracões.
O risco maior que preocupa o agricultor é que a lavoura fique doente e seja atacada por fungos. “No momento, a gente tá totalmente impossibilitado de fazer o tratamento”, disse o produtor de trigo Luiz Lonardoni.
Segundo a Secretaria Estadual de Agricultura, o plantio do trigo está no fim – 97% de área cultivada. A pasta afirma a possibilidade de perda de qualidade e de produtividade. Em duas semanas, deve ser divulgado um laudo detalhado desse cenário.
Já em relação ao milho safrinha, até agora, os agricultores colheram 25% da área prevista. A secretaria confirma que, no geral, não tem atraso na colheita. Neste mesmo período de 2014, os produtores tinham colhido 21%.
Como a maior parte da lavoura está em fase de maturação, não há dados confirmados quanto à perda na produção até o momento. Mas, o que pode ocorrer, é uma perda na qualidade do grão.
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, já choveu mais que o recorde histórico de cada região do Paraná e um grande responsável por esse cenário é o efeito El Niño, que facilita o escoamento da umidade da Amazônia para o sul do país. Por essa razão, a previsão é de mais chuva.
G1