Municípios

Chove em mais de 40 municípios paraibanos e AESA prevê mais chuvas para os próximos dias

O mês de abril começou com boas notícias para o agricultores paraibanos. Chove em boa parte do Estado, e a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), prevê mais chuvas nos próximos dias. A meteorologista da AESA Marle Bandeira revelou que a previsão para este ano é de chuvas dentro da média, o que deixa o agricultor esperançoso de uma boa colheira.

images-1

A Aesa registrou chuvas, nas últimas 72h chuvas em 40 das 269 estações monitoradas no estado. A maior precipitação ocorreu no município de Cajazeirinhas, no Sertão, com 74,7 milímetros de chuva. A lista segue com Itaporanga, com 17,1 mm, e Lagoa, com 16,4 mm.

Para os próximos dias a Aesa ainda prevê chuvas no Agreste – região polarizada por Campina Grande -, Brejo eLitoral. “Existem nuvens baixas se deslocando do Oceano Atlântico em direção à nossa Costa Leste, favorecendo a ocorrência de chuvas”, explicou a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira. No Sertão, poderão ocorrer chuvas isoladas. Com relação às chuvas dos últimos dias, a meteorologista disse que as ocorrências foram registradas no Sertão, Litoral e na região de Campina Grande.

No Litoral, Brejo e Agreste o período chuvoso é entre abril e julho e a previsão é de que as chuvas ocorram em torno da média. No Sertão, Cariri e Curimataú a estação chuvosa acontece nos meses de fevereiro a maio. Marle Bandeira destacou que em algumas regiões do Sertão foram registradas chuvas até acima da média. “Porém, as precipitações foram irregulares, com chuvas bem abaixo da média no Cariri e Curimataú”.

De acordo com A Aesa 73 açudes estão com volume de água acima de 20% de sua capacidade total. Outros 35 açudes estão com volume abaixo de 20% do total e a situação é crítica em 14 mananciais, com menos de 5% do volume. Os 121 mananciais monitorados pela Aesa têm capacidade de acumular 3.942.343.207 (3,9 bilhões de metros cúbicos d’água). O volume atual é de 1.451.893.540 (1,4 bilhão).

Bananeiras Online com PBAgora

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios