Destaques

Caminhada encerra II semana da água de Lagoa Seca

Centenas de estudantes e professores de escolas municipais de Lagoa Seca participaram hoje de manhã (15/05), de uma caminhada de encerramento da II Semana da água, realizada pelo Projeto Rio Mamanguape, patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Ambiental, em parceria com a Prefeitura Municipal. Os participantes percorreram várias das ruas centrais da cidade, levando cartazes de alerta  para a necessidade de preservação e de conservação do meio ambiente.

agua

A concentração dos estudantes e professores antes da caminhada começou por volta das 8h30, em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Ação Social. Participaram alunos das Escolas Dr. Tarcísio Alves Tito, José Gomes, Machado de Assis, Maria da Guia, José Marques, Frei Manfredo, Novo Horizonte e João Laurentino.
Acompanhados de uma fanfarra e um carro de som, os estudantes e professores chamaram a atenção da população para a mensagem de necessidade de preservação e conservação, do meio ambiente. Ao final da caminhada os participantes se reuniram no Centro Paroquial, na Praça da Igreja Matriz da cidade, onde foram entregues os prêmios aos melhores trabalhos produzidos pelas escolas municipais com a temática do meio ambiente.
Na categoria poema, venceu o estudante do 7º da Escola Machado de Assis, Renan de Oliveira Souza. Na categoria Paródia, a vencedora foi a aluna do 8º ano da Escola José Gomes, Vitória Maria Oliveira do Nascimento. Já o estudante do 5º ano da Escola Rosa Amélia, Dayvson de Massena Ferreira Nascimento, venceu na categoria carta e Sterpheson Victor Silva, do 5º ano da Escola Tarcísio Tito Alves, na categoria Desenho. Todos eles receberam máquinas fotográficas digitais.
Todos os professores que orientaram a produção dos trabalhos vencedores também foram premiados com máquinas fotográficas digitais. As Escolas vencedoras receberam kits com tambores para o início da coleta seletiva.
Em seguida, na Praça da Matriz, aconteceram as apresentações culturais com a temática do meio ambiente e logo depois foi servido um lanche a todos os participantes da caminhada.
Oficina
Na terça-feira de manhã (14/05), na Câmara de Vereadores, foi realizada uma oficina sobre as expectativas pertinentes à reedição do Projeto Rio Mamanguape em suas várias áreas de atuação. Dela participaram integrantes de associações de moradores, professores e representantes de diversos órgãos públicos municipais.
A expositora foi a coordenadora Geral do Projeto Rio Mamanguape, Maria José dos Santos. Ela explicou que no início do Projeto foram realizadas em Lagoa Seca reuniões com agricultores, representantes de associações e outros segmentos sociais, assim como nos demais municípios da área de abrangência, em busca das demandas da comunidade e depois partiu-se para realização. “O projeto surgiu de baixo para cima”, ressaltou.
Maria José falou dos objetivos principais do projeto e detalhou a forma de funcionamento, deste a apresentação das demandas das comunidades até a realização dos benefícios.
Os participantes da oficina apresentaram várias preocupações e questionaram como o Projeto poderia ajudá-los, principalmente em demandas ligadas a recursos hídricos. A coordenadora do Rio Mamanguape também falou das experiências exitosas com avicultura alternativa e com grupos de beneficiamento e artesanato no município e da possibilidade de novos serem criados.
Antes da oficina, o professor e especialista em avicultura Vicente de Assis Ferreira, realizou uma palestra sobre a avicultura alternativa que é praticada em Lagoa Seca e na Paraíba, apresentando de conceitos básicos da atividade a noções básicas do trabalho e cuidados necessários para a implantação de aviários.
Assessoria para o Focando a Notícia

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios