DestaquesParaíba

Belas paisagens e sossego de João Pessoa encantam turistas

201403231027200000002174João Pessoa não é tão badalada nem tão visitada quanto as outras capitais estaduais próximas, Recife e Natal, mas isso não representa um problema, já que o município alia, em meio a belas paisagens, vantagens de grandes centros ao sossego típico de cidades pequenas, o que agrada a muitos visitantes.

Com pouco menos de 800 mil habitantes, segundo dados de 2013 do IBGE, João Pessoa ainda não foi “descoberta” pela maioria dos turistas e mantém um sossego que não condiz com seu tamanho.

“O que aconteceu em João Pessoa foi um déficit de muitos anos quanto à divulgação. Nas regiões Sul e Sudeste, são poucas as pessoas que conhecem João Pessoa. E a palavra que elas mais usam é ‘surpreendente’ porque, quando conhecem a cidade, não imaginam que ela é tão limpa, tão calma, com uma gastronomia excepcional e todas as praias próprias para banho”, diz o secretário de Turismo do município, Roberto Brunet.

Localidade mais oriental do Brasil, a capital paraibana fica ensolarada às 5h, e muita gente já está acordada a esse horário.

Para quem curte uma boa caminhada pela manhã, mas não gosta de andar pela areia, a prefeitura fecha a avenida Cabo Branco (uma das principais do município) para pedestres, patinadores, ciclistas e skatistas.

O mar no litoral pessoense acompanha o ritmo da cidade e é bastante calmo. Quem gosta de ondas tem que se deslocar para o norte até a Praia do Bessa, mas, mesmo assim, não encontrará das maiores. Tudo isso cercado por edificações menores que o habitual, já que é proibida a construção de prédios com mais de três andares em toda a orla.

Quem quiser ser a primeira pessoa de toda a parte continental das três Américas a ver o sol nascer deve se deslocar até o Farol do Cabo Branco, no alto da Ponta dos Seixas, ponto mais oriental do continente.

Paraíba não tem um prato que seja típico especificamente do estado, mas a moqueca do Pontal do Cabo, a carne de sol na nata e a cocada do Mangai marcam o paladar de qualquer turista.

Nem só de praias é feita a paisagem de João Pessoa. A Lagoa do Parque Solón de Lucena faz parte da vida do nativo e deixa um brilho nos olhos no caminho da orla até o centro.

Também encanta o rio Sanhauá, em torno do qual a cidade, a terceira mais antiga do país, foi crescendo. Ao contrário de outras localidades litorâneas, a capital paraibana evoluiu do interior para a orla. Com dificuldades para chegarem à praia devido aos arrecifes, os portugueses usaram o curso fluvial para a colonização.

O centro histórico é um dos mais ricos do país, indo do barroco do conjunto arquitetônico da Igreja de São Francisco e do Convento de Santo Antônio à modernidade da Assembleia Legislativa, localizada na Praça João Pessoa, também conhecida como Praça dos Três Poderes.

A Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves era a igreja pessoense mais antiga, erguida em 1586, mas foi reconstruída no fim do século XIX, o que deixa o posto com a de São Francisco. Na parte religiosa, também merecem ser vistas a Igreja Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de Santa Thereza, que formam o conjunto carmelita, e a Igreja de São Frei Pedro Gonçalves.

Outros destaques são o Theatro Santa Roza, o Casarão de Azulejos e o Hotel Globo, construção no estilo art-déco que atualmente sedia o Consulado da Espanha e o Centro de Informações Turísticas estadual.

O pôr do sol merece ser visto em uma cidade vizinha, na Praia do Jacaré, em Cabedelo. Às margens do rio Paraíba, o visitante pode se sentar em uma cadeira em um dos bares e assistir ao fenômeno da natureza ao som do Bolero de Ravel entoado por Jurandy do Sax. Minutos depois, pontualmente às 18h, o artista ainda interpreta “Ave-Maria”.

Há casas especializadas na Praia do Jacaré, mas para quem quiser comprar mais que apenas uma pequena recordação, o Mercado Paraibano de Artesanato fica aberto das 9h às 19h com cerca de 130 lojas.

A vida noturna de João Pessoa é pouco agitada, com apenas uma boate e uma casa de shows, que está localizada dentro de um shopping. Uma opção é conhecer a feira livre de artesanato do bairro de Tambaú, onde também fica o hotel Tropical Tambaú, construído sobre as areias da praia. Como acorda cedo, o pessoense também dorme cedo, e dificilmente o turista encontrará um estabelecimento sequer aberto depois das 2h.

A capital da Paraíba não será sede de jogos da Copa do Mundo de futebol deste ano, mas mesmo assim espera receber a visita de turistas brasileiros e estrangeiros que assistirão a partidas em outras cidades do Nordeste, principalmente Recife e Natal.

Outra forma de atrair visitantes através do futebol será a exposição “We Speak Football” (“Nós Falamos Futebol”, em livre tradução), que acontecerá de 3 de julho a 19 de outubro em João Pessoa. A mostra será feita em parceria entre o Museu Nacional de Futebol da Inglaterra e o 3-2-1 Qatar Olympic and Sport Museum e terá relíquias de todas as Copas e uma área interativa.

A exposição acontecerá no Complexo Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, inaugurado em 2008 e projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com exceção da Unidade 2 da obra, a Estação das Artes, aberta em 2012.

UOL

Artigos relacionados

14 pensamentos “Belas paisagens e sossego de João Pessoa encantam turistas”

  1. lasix for fluid in lungs In this study, we examined the role of individual cytochrome P450 CYP isoforms in the metabolism of TOR to N desmethyl NDM, 4 hydroxy 4OH and 4OH NDM metabolites in comparison with TAM using human liver microsomes HLMs with selective chemical inhibitors for each CYP isoform and recombinant CYP proteins

  2. Some experimental studies have reported that this all important transcriptional factor has regulatory functions in inducing cell cycle arrest and apoptosis in cancer cells that have undergone chemotherapy, but on the other hand, inhibition of NF kappa B is also in enhancing radiosensitivity of human non small lung cancer cell line NCI H383 112, 113 cialis online purchase Tamoxifen Tablets, Packaging Size 30 Tablets

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios