MunicípiosPrincipal

Barragem de Canafístula dobra volume em duas semanas e capacidade já está em 21%

barragem1-300x169Uma notícia animadora para os municípios abastecidos pela Barragem de Canafístula II, localizada em Borborema. Em pouco mais de duas semanas o volume do reservatório mais que dobrou saindo de 9,6% da capacidade total – até o final de março – para 21%, nesta segunda-feira.

Em quatro dias, de acordo com a direção regional da Companhia de Água e Esgotos do Estado (Cagepa), o manancial aumentou quatro metros. A capacidade total da Barragem de Canafístula é de 4.102.626 milhões de metros cúbicos. Atualmente, o manancial está com 859.242 mil metros cúbicos.

Havia, pelo menos, dois anos que a barragem só registrava redução no seu volume de água e a seca assolou a região abastecida por ela. Um sério racionamento foi necessário para readequar o uso da água e, em algumas cidades, como Solânea por exemplo, os gestores tiveram que ‘ressuscitar’ os antigos chafariz para conseguir abastecer as casas dos cidadãos.

No ano passado chegou-se a falar na abertura do volume morto do reservatório, já que o mesmo chegou a baixar até o nível de 2,9% de sua capacidade total, mas com a chegada das chuvas o cenário tem se modificado.

 

 

Focando a Notícia

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fechar

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios